Mercado

Participação da líder Fiat cai em junho

A marca teve market share reduzido de 21,1% para 18,9%. Quem mais ganhou no Top 10 foi a Hyundai, com fatia de 9,6% no mês.

A Fiat e a Volkswagen, marcas líderes do mercado brasileiro de veículos leves, perderam market share em junho. Com respectivamente 38,4 mil  e 28,8 mil emplacamentos, registraram participações de 18,9% e 14,7%, ante índices de 21,1% e 15% no mês anterior.

A marca italiana foi a que mais perdeu entre as dez montadoras que mais vendem no Brasil. Sua fatia foi reduzida em 2,2 pontos porcentuais, enquanto a da marca alemã caiu apenas 0,3 ponto porcentual no comparativo mensal.

No acumulado do ano, a Fiat segue líder com 220,6 mil licenciamentos e 20,5% de participação, seguida da VW, com quase 167,7 mil unidades e penetração de 15,6%.

A General Motors, terceira colocada, que tem fábrica em Gravatai e, por isso, foi mais prejudicada em maio pelas chuvas do Rio Grande do Sul, teve pequeno ganho de 0,2 ponto porcentual de market share. Foram 28,6 mil licenciamentos da marca Chevrolet no mês passado.

Em quarto lugar aparece a Hyundai, a marca contemplada no Top 10 que mais ampliou penetração no mercado brasileiro. Com 19,5 mil emplacamentos, sua fatia nas vendas totais de leves subiu de 8,5% para 9,6% no comparativo mensal de maio com junho, ganho de 1,1 ponto porcentual.

Na sequência vem a Toyota, com venda de 17.413  unidades e fatia de 8,6% no mês passado, ante os 8,2% do mês anterior, conforme dados preliminares divulgados nesta segunda-feira, 1, por fonte do varejo automotivo. A Fenabrave anunciará os dados oficiais na quarta-feira, 3.

Complementam o Top 10 a Jeep (10,1 mil emplacamentos e participação de 5%), Renault (9,9 mil e 4,9%), Honda (7,5 mil e 3,7%), Nissan (7,2 mil e 3,6%) e BYD (5,3 mil e 2,6%).


Marca                  Volume/Junho         Part.%

FIAT 38.390                 18,8
VW 29.847                  14,7
GM 28.642                  14,2
HYUNDAI 19.451                     9,6
TOYOTA 17.413                     8,6
JEEP 10.100                     5,0
RENAULT 9.884                      4,9
HONDA 7.493                       3,7
NISSAN 7.237                       3,6
BYD 5.255                      2,6

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo Car inicia cobrança de recargas elétricas, menos para clientes

Projeto de eletrificação da marca já instalou 52 eletropostos de carga rápida no País

% dias atrás

“Não importa se é carro elétrico ou a carvão: A gente vende o que tem”.

Presidente da Fenabrave, Andreta Jr, diz que entidade não tem posição sobre taxação dos eletrificados…

% dias atrás

Bright Consulting tem nova estrutura comercial

Júlio Cesar dos Santos e Antonio Carlos Bertelli reforçam equipe

% dias atrás

Com os chineses, rede brasileira de concessionárias cresce 6%

No início da década, eram 3,9 mil pontos de venda de carros e comerciais leves…

% dias atrás

Mercado de caminhões fecha o 1º semestre em alta de 10%

Nova projeção da Fenabrave aponta crescimento de 12% nas vendas do segmento, 2 pontos porcentuais…

% dias atrás

Semestre teve salto de 146% nas vendas de eletrificados

Negócios com modelos a bateria cresceram cinco vezes mais

% dias atrás