O mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves alcançou 1,075 milhão de veículos no primeiro semestre de 2024. O resultado supera em 15,4% as vendas acumuladas nos primeiros seis meses do ano passado e sinaliza para a confirmação das projeções dos analistas para 2024.

O volume negociado representa, por exemplo, 44,5% das 2,4 milhões de unidades projetadas para todo o ano pela consultoria Bright, que destaca a redução da participação das vendas diretas na comparação entre os primeiros semestres de 2024 e 2023: 42,4% ante 44,6%, respectivamente.

É o melhor semestre desde 2019. No último ano pré-pandemia, o mercado interno absorveu 1,25 milhão de unidades de janeiro a junho.

Praticamente 20% dos automóveis e comerciais leves vendidos até agora em 2024 foram licenciados em junho. Nos 20 dias úteis do mês passado, foram emplacados 202,1 mil.

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Com média diária de 10,1 mil licenciamentos, 21,7% superior aos 8,3 mil de maio e 18,1% acima de junho do ano passado (8,5 mil), junho exibiu crescimento de 10,3% frente os 182,9 mil veículos negociados em maio e de 12,4% diante do mesmo mês de 2023, quando quase 179,7 mil veículos chegaram às ruas.

A Bright destaca a retomada em ritmo acima do esperado para os negócios no Rio Grande do Sul. Após a paralisação praticamente total dos emplacamentos em maio devido às enchentes, os gaúchos voltaram a responder por 5,8% dos licenciamentos de todo o País, contra 2,1% do mês anterior.

Mais uma vez os SUVs lideraram as vendas no Brasil, com 40,1% dos licenciamentos, meio ponto porcentual a menos do que em maio, seguidos pelos hatches, que deram sequência à curva ascendente dos últimos meses e responderam por 26,4% dos veículos entregues, e pelas picapes, com fatia de 16,8%.


Foto: Divulgação

George Guimarães
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