Empresa do Grupo Renault adotará na Europa tecnologia LFP, mais barata e adequada a carros de faixa de preço menor
OGrupo Renault dotará vários modelos das marcas Renault e Alpine de baterias de fosfato ferro-lítio (LFP) de baixo custo nos próximos anos. Para isso, o conglomerado automotivo francês, por meio por meio da Ampere, sua divisão de veículos elétricos, acaba de assinar acordo com a chinesa CATL e a sul-coreana LG Energy Solution, fornecedoras da tecnologia.
A montadora afirma que as baterias LFP complementarão a oferta de baterias NCM, níquel cobalto manganês, hoje utilizadas em seus carros, e “criará cadeia de valor europeia, garantindo eficiência e competitividade de preços”. Pelo acordo, as duas fornecedoras cobrirão as necessidades de baterias LFP do Grupo Renault até 2030.
A Ampere também trabalha em conjunto com a LG Energy no desenvolvimento da tecnologia Cell-to-Pack (CTP), ou seja, baterias do tipo bolsa, que, dizem as parcerias, aumenta a autonomia dos veículos ao integrar mais células — mais energia, portanto — no mesmo espaço e reduzirá os custos do componente.
Com as tecnologias LFP e CTP, a Ampere espera reduzir os preços das baterias em cerca de 20% rapidamente, até 2026, e aumentar a competitividade dos veículos elétricos fabricados na Europa. Menos intensiva em energia que a tecnologia NCM e mais barata, a LFP tem aplicação mais adequada em carros pequenos e médios.
LEIA MAIS
→ Elétricos representarão 33% das vendas globais até 2027, diz a BNEF
A ideia é adquirir as tecnologias e produtos de fábricas localizadas no continente. A Ampere tem planta de montagem de baterias NCM em Douai, França, enquanto a CATL de LFP na Hungria, a LGES de NCM e LFP na Polônia e outra parceira, a Verkor de NCM em Dunkerque, também na França.
“Este plano está alinhado com o roteiro da Ampere para reduzir custos em 40% antes da próxima geração de veículos”, disse Josep Maria Recasens, Diretor de Operações da Ampere. Os primeiros veículos Renault e Alpine com baterias LFP estão previstos para chegar às ruas no início de 2026.
Foto: Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.