Indústria

Ampere quer reduzir preços de baterias em 20% até 2026

Empresa do Grupo Renault adotará na Europa tecnologia LFP, mais barata e adequada a carros de faixa de preço menor

OGrupo Renault dotará vários modelos das marcas Renault e Alpine de baterias de fosfato ferro-lítio (LFP) de baixo custo nos próximos anos. Para isso, o conglomerado automotivo francês, por meio por meio da Ampere, sua divisão de veículos elétricos, acaba de assinar acordo com a chinesa CATL e a sul-coreana LG Energy Solution, fornecedoras da tecnologia.

A montadora afirma que as baterias LFP complementarão a oferta de baterias NCM, níquel cobalto manganês, hoje utilizadas em seus carros, e “criará cadeia de valor europeia, garantindo eficiência e competitividade de preços”. Pelo acordo, as duas fornecedoras cobrirão as necessidades de baterias LFP do Grupo Renault até 2030.

A Ampere também trabalha em conjunto com a LG Energy no desenvolvimento da tecnologia Cell-to-Pack (CTP), ou seja, baterias do tipo bolsa, que, dizem as parcerias, aumenta a autonomia dos veículos ao integrar mais células — mais energia, portanto — no mesmo espaço e reduzirá os custos do componente.

Com as tecnologias LFP e CTP, a Ampere espera reduzir os preços das baterias em cerca de 20% rapidamente, até 2026, e aumentar a competitividade dos veículos elétricos fabricados na Europa. Menos intensiva em energia que a tecnologia NCM e mais barata, a LFP tem aplicação mais adequada em carros pequenos e médios.

LEIA MAIS

→ Elétricos representarão 33% das vendas globais até 2027, diz a BNEF

A ideia é adquirir as tecnologias e produtos de fábricas localizadas no continente. A Ampere tem planta de montagem de baterias NCM em Douai, França, enquanto a CATL de LFP na Hungria, a LGES de NCM e LFP na Polônia e outra parceira, a Verkor de NCM em Dunkerque, também na França.

“Este plano está alinhado com o roteiro da Ampere para reduzir custos em 40% antes da próxima geração de veículos”, disse Josep Maria Recasens, Diretor de Operações da Ampere. Os primeiros veículos Renault e Alpine com baterias LFP estão previstos para chegar às ruas no início de 2026.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás