Em respostas a necessidades específicas, a Mercedes-Benz e a Scania avançam com tecnologias de automações para caminhões. A mais recente oferta é a aplicação do controle remoto, o que permite conduzir o veículo à distância. O recurso permite operações seguras em áreas arriscadas, como nos setores de mineração e construção.
No caso da Mercedes-Benz, a condução pode ser feita por meio de um joystick para manobras menos expostas ao risco, com o operador do lado de fora, ou dentro de uma sala de controle. A solução está disponível para toda a linha de caminhões da marca do portfólio BlueTec 6 – Accelo, Atego, Actro e Arocs.
Toda a preparação do veículo é realizada pelo Centro de Customização da própria Mercedes-Benz. Também há uma consultoria especializada para a introdução da tecnologia, o que inclui visitas à operação.
“Mais do que a venda técnica de um produto, oferecemos uma solução consultiva. O grande diferencial é que cada operação com tecnologias de automação tem suas características e necessidades específicas. Nossas equipes fazem levantamentos caso a caso, propondo as soluções de automação mais assertivas e indicadas”, destaca Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Além da tecnologia por controle remoto, a Mercedes-Benz também tem na prateleira recursos semiautônomos — caso dos Atego para colheita de cana-de-açúcar em parceria com Grunner guiados por GP S—, e autônomos — como os quatro Atego desenvolvidos com a Lume Robotics em operação entre a linha de produção e o Centro de Distribuição interno da Ypê.
De acordo com a Mercedes-Benz, é da marca a maior frota de caminhões com tecnologia de automação no País, com mais de 1,1 mil unidades em operação.
Scania foca incialmente nas operações de descomissionamento de barragens de rejeitos
A Scania, por sua vez, em parceria com Hexagon, fornecedora da tecnologia, e a Fidens, prestadora de serviço em mineração, desenvolveram o Scania G 500 8×4 XT Heavy Tipper, o primeiro com essa configuração operado por controle remoto no País.
O modelo recebe uma série de adaptações e equipamentos como conjunto de câmeras e sistema de telemetria, além de providenciar uma cadeira remota de comando, semelhante a um simulador de direção, de onde o operador conduz o veículo sem limite de distância.
O caminhão da Scania foi desenvolvido inicialmente para atender operações de descomissionamento de barragens de rejeitos, em especial as construídas pelo método de alteamento de montante, mais suscetíveis a rompimentos.
“A Scania acreditou desde o primeiro momento neste projeto. O potencial de negócio do descomissionamento de barragens é enorme. Nos preparamos desde o início para atender da melhor forma a Fidens. A tecnologia da Hexagon é muito eficiente e estamos entregando em conjunto uma solução perfeita para este tipo de operação”, conta Luciano Piccirillo, gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil. “O G 500 8×4 teleoperado passa a fazer parte do nosso portfólio de produtos para o mercado a partir de agora.”
Tanto Mercedes-Benz quanto Scania apontam que, além da segurança, a tecnologia de controle remoto também promove mais eficiência e produtividade pelo potencial de aumento de velocidade e carga. O G 500 8×4 Heavy Tipper tem peso bruto técnico (PBT) de 60 toneladas, motor de 500 cv e torque de 2.550 Nm associado a uma caixa automatizada Optcruise.
Fotos: Mercedes-Benz/Scania/Divulgação