Empresa

Em nome da segurança, caminhões conduzidos por controle remoto

Mercedes-Benz e Scania apresentam tecnologia para operações em áreas de risco e ambiente de difícil acesso

Em respostas a necessidades específicas, a Mercedes-Benz e a Scania avançam com tecnologias de automações para caminhões. A mais recente oferta é a aplicação do controle remoto, o que permite conduzir o veículo à distância. O recurso permite operações seguras em áreas arriscadas, como nos setores de mineração e construção.

No caso da Mercedes-Benz, a condução pode ser feita por meio de um joystick para manobras menos expostas ao risco, com o operador do lado de fora, ou dentro de uma sala de controle. A solução está disponível para toda a linha de caminhões da marca do portfólio BlueTec 6 – Accelo, Atego, Actro e Arocs.

Toda a preparação do veículo é realizada pelo Centro de Customização da própria Mercedes-Benz. Também há uma consultoria especializada para a introdução da tecnologia, o que inclui visitas à operação.

“Mais do que a venda técnica de um produto, oferecemos uma solução consultiva. O grande diferencial é que cada operação com tecnologias de automação tem suas características e necessidades específicas. Nossas equipes fazem levantamentos caso a caso, propondo as soluções de automação mais assertivas e indicadas”, destaca Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

Além da tecnologia por controle remoto, a Mercedes-Benz também tem na prateleira recursos semiautônomos — caso dos Atego para colheita de cana-de-açúcar em parceria com Grunner guiados por GP S—, e autônomos — como os quatro Atego desenvolvidos com a Lume Robotics em operação entre a linha de produção e o Centro de Distribuição interno da Ypê.

De acordo com a Mercedes-Benz, é da marca a maior frota de caminhões com tecnologia de automação no País, com mais de 1,1 mil unidades em operação.

Scania foca incialmente nas operações de descomissionamento de barragens de rejeitos

 

A Scania, por sua vez, em parceria com Hexagon, fornecedora da tecnologia, e a Fidens, prestadora de serviço em mineração, desenvolveram o Scania G 500 8×4 XT Heavy Tipper, o primeiro com essa configuração operado por controle remoto no País.

O modelo recebe uma série de adaptações e equipamentos como conjunto de câmeras e sistema de telemetria, além de providenciar uma cadeira remota de comando, semelhante a um simulador de direção, de onde o operador conduz o veículo sem limite de distância.

O caminhão da Scania foi desenvolvido inicialmente para atender operações de descomissionamento de barragens de rejeitos, em especial as construídas pelo método de alteamento de montante, mais suscetíveis a rompimentos.

“A Scania acreditou desde o primeiro momento neste projeto. O potencial de negócio do descomissionamento de barragens é enorme. Nos preparamos desde o início para atender da melhor forma a Fidens. A tecnologia da Hexagon é muito eficiente e estamos entregando em conjunto uma solução perfeita para este tipo de operação”, conta Luciano Piccirillo, gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil. “O G 500 8×4 teleoperado passa a fazer parte do nosso portfólio de produtos para o mercado a partir de agora.”

Tanto Mercedes-Benz quanto Scania apontam que, além da segurança, a tecnologia de controle remoto também promove mais eficiência e produtividade pelo potencial de aumento de velocidade e carga. O G 500 8×4 Heavy Tipper tem peso bruto técnico (PBT) de 60 toneladas, motor de 500 cv e torque de 2.550 Nm associado a uma caixa automatizada Optcruise.


Fotos: Mercedes-Benz/Scania/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás