Mercado

Gol é líder no mercado de usados, que segue em alta no ano

Incluindo leves, pesados e motos, foram mais de 7,3 milhões de unidades vendidas no semestre

A partir da venda em junho de 1.295.165 unidades de veículos leves, pesados e motocicletas, o mercado de usados atingiu no semestre total de 7.343.752 unidades, alta de 7,% sobre as 6.851.087 negociadas no mesmo período do ano passado.

Só de unidades seminovas, aquelas com até três anos de uso, foram 1.270.707 veículos, crescimento de 7,6%. Os dados foram divulgados pela Fenauto, a entidade nacional que representa os distribuidores de veículos independentes.

No comparativo de maio com junho, a expansão chegou a 18% considerando a média diária de venda por dia útil. Com base nos dados do semestre, o presidente da Fenauto avalia que o mercado de usados caminha para ter em 2024 um resultado muito positivo.

“Temos mantido uma média, em geral, de cerca de 1,2 milhão de veículos comercializados por mês. Se fizermos uma conta simples para os próximos meses e somarmos ao já registrado até agora, poderemos chegar a mais de 15 milhões de veículos até dezembro”, comenta o executivo.

Os números, contudo, devem ser ainda melhores, visto que o varejo sempre reage nos finais de ano, por conta do 13º salário e promoções. “Assim, nossa expectativa é algo próximo de 15,3 milhões, um bom desempenho considerando os efeitos das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, um estado importante em nossos negócios, mas que vem recuperando seu potencial rapidamente”.

Na sua avaliação, o que pode ameaçar o desempenho do setor é uma inflação maior para os próximos meses, como alguns analistas preveem, o que tenderia a segurar a queda das taxas de juros que vinha ocorrendo até recentemente.

No mercado de usados, os veículos leves preferidos pelos consumidores em junho foram o VW Gol, com 62.344 transações, Fiat Uno (34.255), Fiat Palio (33.222), Fiat Strada (29.778) e VW Saveiro (18.959).


Foto: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

NTN encaminha aumento de capacidade de produção no Brasil

Unidade paranaense responsável por rolamentos de rodas terá aumento entre 15% e 20% até o…

% dias atrás

Wega estuda produzir filtros no Brasil

Fabricante atua no mercado de reposição e no OEM com fornecimento da Argentina

% dias atrás

Tarifaço dos EUA pode favorecer negócios da Volda no Brasil

85% dos produtos que vende localmente são provenientes da China

% dias atrás

Mahle negocia no Brasil fornecimento de peças para híbridos

Sem revelar nomes, diretor-presidente informa serem duas montadoras interessadas no OBC e no Inverter

% dias atrás

Governo vai rever lista de ex-tarifários, diz Alckmin

Durante solenidade de abertura da Automec 2025, ministro do MDIC reafirmou também o IPI Verde

% dias atrás

Cronos 2026 tem três versões e preços a partir de R$103,5 mil

Sedã compacto ganhou melhorias internas e nova dianteira

% dias atrás