Mercado

Com os chineses, rede brasileira de concessionárias cresce 6%

No início da década, eram 3,9 mil pontos de venda de carros e comerciais leves no território nacional. Hoje são 4.130.

Avenda de carros eletrificados chineses, que teve alta de 500% no ano, tem contribuído para a ampliação da rede de concessionárias de automóveis e comerciais leves no Brasil.

São atualmente 4.130 pontos espalhados no território nacional, 6% a mais do que os 3,9 mil registrados entre 2020/2021, quando houve um enxugamento da rede em geral, incluindo a de veículos leves, por conta da pandemia da Covid-19.

Neste período de quatro anos vários movimentos ocorreram no mercado automotivo, incluindo a decisão da Ford, anunciada no início de 2021, de suspender produção no Brasil, o que levou a um enxugamento da rede da marca.

LEIA MAIS

BYD ampliará rede para 250 concessionárias até o fim do ano

GWM reduz meta de número de concessionárias em 2024

Semestre teve salto de 146% nas vendas de eletrificados

Em contrapartida, no ano seguinte a Audi reinaugurou operações em São José dos Pinhais, PR, ampliando o atendimento doméstico. Outro movimento veio por parte da Caoa Chery, que a partir da montagem de carros chineses em Anápolis, GO, ampliou negócios e pontos de venda.

E desde o ano passado as também chinesas BYD e GWM passaram a investir forte no mercado brasileiro, anunciando produção local a partir do ano que vem e ampliação de suas redes para atender a demanda crescente por modelos eletrificados, tanto híbridos como 100% elétricos, no País.

Enfim, juntando esses e outros movimentos, a rede brasileira de concessionárias está em alta, com maior quantidade de pontos de venda no País, apesar do enxugamento no número de grupos que operam no setor.

A maioria é multimarca, o que era impensável nos anos 80/90, o que reduz riscos de perda em função do melhor ou pior desempenho de uma ou outra marca.

A rede BYD é um exemplo claro desta opção das montadoras de trabalhar com um número cada vez menor de grupos. A fabricante chinesa tem 97 concessionárias ativas no momento, pertencentes a 39 grupos. Seu objetivo é chegar a 250 pontos até dezembro, dos quais grande parte pertencerá a grupos que já operam com a marca.

Em São Paulo, por exemplo, o grupo Grand Brasil será responsável por mais duas concessionárias. No Nordeste, a Via 1 será o parceiro de três lojas, mesmo número de unidades a serem abertas no Rio Grande do Sul, todas pertencentes ao grupo Via Porto.

A mesma estratégia será adotada pela Nissan, segundo revelou o presidente da empresa na América Latina, Guy Rodriguez, na semana passada, quando detalhou os projetos de crescimento da marca no Brasil a partir do lançamento de dois novos SUVs, um  o novo Kicks e outro 100% novo.

Questionado sobre eventual ampliação da rede, hoje com 199 concessionárias, ele foi enfático em dizer que podem ser abertos dez pontos por conta do aumento da produção, “mas todos pertencentes aos grupos com os quais já operamos hoje”.


Foto: Divulgação/BYD

Últimos posts por Alzira Rodrigues (exibir todos)
Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Scania espera mercado de caminhões acima de 16 toneladas 5% maior em 2025

Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…

% dias atrás

Tera, o nome do novo SUV da Volkswagen

Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025

% dias atrás

Volvo comemora 30 anos do FH no Brasil na Fenatran com série especial limitada

No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex

% dias atrás

Alckmin na Fenatran: falta de recursos empaca renovação de frota.

Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…

% dias atrás

Com testes em 2025, Mercedes-Benz inicia era de caminhões elétricos no Brasil

Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca

% dias atrás

Iveco destina R$ 510 milhões para P&D até 2028

Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…

% dias atrás