Mercado

“Não importa se é carro elétrico ou a carvão: A gente vende o que tem”.

Presidente da Fenabrave, Andreta Jr, diz que entidade não tem posição sobre taxação dos eletrificados importados

O presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr, disse que a entidade não tem posição sobre o debate relativo ao Imposto de Importação dos carros eletrificados, em especial os vindos da China, que tem movimentado o setor nos últimos dias.

“Essa pergunta deve ser feita amanhã para o presidente da Anfavea”, contrapôs Andreta Jr. ao ser questionado sobre o tema. “Para nós, não importa se é carro elétrico ou a carvão. A gente vende o que tem”. Ou seja, o importante na sua análise é ter volume de venda, movimentar as lojas, independentemente da tecnologia oferecida aos consumidores.

O comentário de Andreta Jr. sobre o Imposto de Importação dos eletrificados foi feito nesta quarta-feira, 3, durante coletiva da Fenabrave para divulgação dos números de junho e do semestre, quando a entidade revisou para cima a projeção de vendas de veículos leves este ano.

Enquanto a Fenabrave não tem posição, a Anfavea deixou claro o posicionamento das montadoras brasileiras ao enviar carta ao presidente Luis Inácio Lula da Silva no último dia 21 reivindicando a retomada imediata da alíquota de 35% para os modelos híbridos e elétricos, índice que pelo cronograma atual só entraria em vigência em 2026.

LEIA MAIS

Além do imposto de 35%, Anfavea quer cota linear de importação de eletrificados

Eletrificados: Abeifa se manifesta contra pedido da Anfavea.

A Abeifa, que tem importadores entre os seus associados, questionou a posição da Anfavea, defendendo a manutenção das regras vigentes em nome da tão necessária previsibilidade propalada em todo o setor automotivo. Também a ABVE, Associação Brasileira do Veículos Elétrico, se manifestou contra a Anfavea.

Enfim, o debate realmente está acirrado. O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, chegou a reunir-se com o vice-presidente e ministro do MDIC, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para mostrar números de importação este ano e os riscos para os investimentos na produção local.

Nesta quinta-feira, 4, a Anfavea divulga os números de vendas, produção, exportação e também importações no acumulado do ano, quando deve reforçar sua posição sobre a retomada imediata da alíquota de importação de 35% para os eletrificados.


Foto: Divulgação/Fenabrave

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás