Empresa

Volvo Car inicia cobrança de recargas elétricas, menos para clientes

Projeto de eletrificação da marca já instalou 52 eletropostos de carga rápida no País

A Volvo Car Brasil começa transformar a sua infraestrutura de recargas para carros eletrificados em instrumento para obter receita com início de cobrança por uso.

A partir de 10 julho, os usuários das estações de carga rápida da marca passarão a ter de pagar R$ 4,00 por kWh e uma taxa de conectividade única de R$ 2,50, com exceção dos clientes da marca. Os proprietários de modelos Volvo, no entanto, deverão ficar atentos ao que a empresa chamou de taxa de ociosidade. Se depois de recarregado, o carro ainda ocupar vaga do eletroposto das rodovias além da tolerância de 15 minutos, virá uma conta de R$ 5,00 por minuto.

A cobrança será por cartão de crédito pelo aplicativo Volvo Car Eletroposto, por onde também o usuário receberá recibo e Nota Fiscal. A diferenciação entre carros Volvo e de outras marcas ocorrerá pelo número do chassi.

LEIA MAIS

→Volvo Car já tem 50 eletropostos em operação

→Volvo Car investe R$ 50 milhões em 73 eletropostos

“Ainda não se trata de um negócio rentável. Por enquanto é uma visão estratégica para a evolução da eletrificação no Brasil”, entende Guilherme Galhardo, chefe de eletrificação e diretor digital da Volvo Car. “Ao começar a obter receita também podemos colocar em andamento plano de reinvestir.”

Após introdução de estações de recarga de conveniência, de baixa potência, fase na qual a marca instalou 1 mil eletropostos espalhados por estacionamentos de centros e estabelecimentos comerciais, a Volvo Car investe R$ 70 milhões em infraestrutura para recargas rápidas desde setembro de 2023. O projeto, que busca instalação de 101 eletropostos em rodovias, já somou 52 pontos.

“Com 50% do projeto em operação, cobrimos 19 mil quilômetros com 37 rotas em quatro regiões. Os eletropostos estão divididos entre 200 e 300 quilômetros. Já dá para fazer viagens de 2 mil quilômetros”, garante Galhardo. “Até o fim deste ano, devemos ter instalado os 101 pontos.”


Foto: Volvo Car Brasil/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Rodrigo Andrade assumirá Vendas & Marketing do BMW Group Serviços Financeiros

Executivo responderá também pelas áreas de CRM, Produtos e Planejamento Comercial

% dias atrás

Conheça o novo Peugeot 2008 que será vendido no Brasil

Nova geração do SUV compacto já está sendo fabricada na Argentina

% dias atrás

Volvo FH 540 encerra 1º semestre com a liderança isolada

Dentre os dez caminhões mais vendidos no período, sete modelos são da categoria de pesados

% dias atrás

Com 16,4% participação, Volkswagen consolida liderança entre os SUVs

Segunda colocada Jeep vê fatia encolher 5 pontos porcentuais em um ano.

% dias atrás

VW questiona cotas de isenção de taxa de importação de eletrificados

O CEO no Brasil posiciona-se contrário a essas cotas, revelando renúncia fiscal de R$ 2,2…

% dias atrás

Lima Leite confirma estudos para profissionalização da Anfavea

Ideia é ter um gestor profissional no lugar do presidente tradicional, ligado a uma das…

% dias atrás