Projeto de eletrificação da marca já instalou 52 eletropostos de carga rápida no País
A Volvo Car Brasil começa transformar a sua infraestrutura de recargas para carros eletrificados em instrumento para obter receita com início de cobrança por uso.
A partir de 10 julho, os usuários das estações de carga rápida da marca passarão a ter de pagar R$ 4,00 por kWh e uma taxa de conectividade única de R$ 2,50, com exceção dos clientes da marca. Os proprietários de modelos Volvo, no entanto, deverão ficar atentos ao que a empresa chamou de taxa de ociosidade. Se depois de recarregado, o carro ainda ocupar vaga do eletroposto das rodovias além da tolerância de 15 minutos, virá uma conta de R$ 5,00 por minuto.
A cobrança será por cartão de crédito pelo aplicativo Volvo Car Eletroposto, por onde também o usuário receberá recibo e Nota Fiscal. A diferenciação entre carros Volvo e de outras marcas ocorrerá pelo número do chassi.
LEIA MAIS
→Volvo Car já tem 50 eletropostos em operação
→Volvo Car investe R$ 50 milhões em 73 eletropostos
“Ainda não se trata de um negócio rentável. Por enquanto é uma visão estratégica para a evolução da eletrificação no Brasil”, entende Guilherme Galhardo, chefe de eletrificação e diretor digital da Volvo Car. “Ao começar a obter receita também podemos colocar em andamento plano de reinvestir.”
Após introdução de estações de recarga de conveniência, de baixa potência, fase na qual a marca instalou 1 mil eletropostos espalhados por estacionamentos de centros e estabelecimentos comerciais, a Volvo Car investe R$ 70 milhões em infraestrutura para recargas rápidas desde setembro de 2023. O projeto, que busca instalação de 101 eletropostos em rodovias, já somou 52 pontos.
“Com 50% do projeto em operação, cobrimos 19 mil quilômetros com 37 rotas em quatro regiões. Os eletropostos estão divididos entre 200 e 300 quilômetros. Já dá para fazer viagens de 2 mil quilômetros”, garante Galhardo. “Até o fim deste ano, devemos ter instalado os 101 pontos.”
Foto: Volvo Car Brasil/Divulgação
Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…
Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025
No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex
Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…
Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca
Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…