Indústria

Grupo Volkswagen estuda fechar fábrica de elétricos da Audi

Planta localizada na Bélgica produz o Q8 e-tron, símbolo da eletrificação da marca

A terça-feira, 9, foi de ameaça de duro golpe para a produção de carros elétricos na Europa. O Grupo Volkswagen, maior fabricante de automóveis europeu, admitiu que pode fechar a fábrica da Audi localizada em Bruxelas, Bélgica, em decorrência da queda da demanda por automóveis elétricos, em especial os mais caros.

A montadora afirmou que os custos para encontrar uso alternativo para a unidade belga ou de mantê-la em operação, além de outras despesas não planejadas, impactariam em até € 2,6 bilhões os resultados financeiros  do grupo este ano.

A planta belga montou cerca de 50 mil veículos no ano passado do sofisticado Audi Q8 e-tron, lançado em 2018 e um símbolo da eletrificação da marca, mas que vem perdendo vendas nos últimos meses.

Aspectos estruturais, como custos logísticos, localização e o limitado espaço físico da planta, o que dificultaria ampliação ou alteração da layout, também têm pesado desfavoravelmente na análise da Volkswagen e da própria Audi sobre a unidade.

Em fevereiro a fábrica de Bruxelas, que congrega 3 mil funcionários, ficou paralisada por duas semanas devido à escassez de componentes. Na época, representantes dos trabalhadores já pediamà Audi perspectivas sobre o destino da operação.

Nesta terça-feira, 9, a própria marca tratou de emitir nota, na qual afirma que a empresa vem testemunhando um declínio global nos pedidos de clientes no segmento elétrico de luxo.

“Isto afeta os modelos Q8 e-tron e Q8 Sportback e-tron, que saem da linha de produção em Bruxelas. A Audi está, portanto, considerando o fim antecipado da produção na unidade de Bruxelas.”

O Conselho de Administração da Audi Bruxelas informou ao Conselho da Volkswagen que pretende realizar uma reestruturação do local.

LEIA MAIS

→ Com 16,4% participação, Volkswagen consolida liderança entre os SUVs

→ Volkswagen investirá até US$ 5 bilhões em parceria com a Rivian

“Ao declarar esta intenção, inicia-se o processo de informação e consulta de acordo com a legislação belga. Neste processo, a direção da fábrica discute soluções para o local em conjunto com os parceiros sociais responsáveis. Isto também pode incluir a cessação das operações se nenhuma alternativa for encontrada”,  acrescenta o comunicado.

“O anúncio da intenção não significa que tenha sido tomada uma decisão. No entanto, esta notícia foi sentida profundamente pelos funcionários em Bruxelas e por mim também. Um diálogo transparente e construtivo é importante no processo que se seguirá.”, afirma Volker Germann, CEO da Audi Bruxelas.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

BYD acredita na redução do Imposto de Importação para SKD

Pleito que gerou contestação da Anfavea está em análise na Cacex. "Está dentro do prazo",…

% dias atrás

Ford Maverick renovada começa a desembarcar nas concessionárias

Com a atualização, linha também crescerá com a chegada de versão híbrida no segundo semestre

% dias atrás

Já é hora de a Fenabrave desmembrar o segmento de SUVs

Com o lançamento do Tera, VW diz que participação dos SUVs compactos subirá de 25%…

% dias atrás

Consórcio de veículos amplia vendas em 11,4% no ano

Também houve alta no valor de créditos comercializados, que atingiu R$ 66,48 bilhões

% dias atrás

Em junho, seminário de Inovação em Powertrain da AEA

Inscrições para o evento online, que acontece na manhã do dia 25, já estão abertas…

% dias atrás