O Banco Mercedes-Benz do Brasil começou a oferecer linha de crédito pelo Finame Fundo Clima, produto do BNDES para garantir recursos a projetos de caráter ambiental com objetivo de reduzir emissão de gases de efeito estufa.

Segundo a instituição, a linha surge como facilitadora para a compra do ônibus urbano elétrico Mercedes-Benz eO500U. Isso porque o produto tem custos mais baixos que o Finame convencional. As empresas podem financiar até 100% o valor do bem, com prazo de até 180 meses, carência de até 60 meses para o primeiro pagamento e taxas fixas de juros de 10,33% ao ano. O banco adiante que são elegíveis ao financiamento companhias de transporte público e urbano com faturamento superior a R$ 300 milhões.

LEIA MAIS

Mercedes-Benz inicia as primeiras entregas de 50 ônibus elétricos eO500U

O Fundo Clima é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e existe desde 2009. Em 2023, no entanto, foi reformulado. Em abril de 2024, o BNDES recebeu do Ministério um aporte de R$ 10,4 bilhões e a gestão dos recursos. Hoje, o produto se destaca como um dos principais instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima.

Já o Refrota, antigo instrumento de financiamento para estimular a renovação da frota de ônibus urbano surgido em 2017, está de volta com os investimentos do novo PAC. Pelo Banco Mercedes-Benz, as empresas poderão até 95% do valor do veículo em até 96 meses, já inclusa a carência de até seis meses. A taxa total de juros para o cliente final é de 9% ao ano e o indexador é a Taxa Referencial (TR).  Não há cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!