Apenas quatro meses depois de ser apresentado com ineditismo global e debutar nas concessionárias brasileiras, o Kardian chega a seu segundo mercado internacional este mês, com os primeiros embarques para a Colômbia.

O SUV compacto fabricado em São José dos Pinhais, PR, fez sua estreia no exterior no mês passado, quando as primeiras unidades aportaram no México, e a Renault pretende ampliar rapidamente o leque de destinos.

Calcula que até o encerramento de 2024 o modelo esteja circulando pelas ruas de dez países da América Latina, além do Brasil. O próximo será a Argentina, importante parceiro comercial automotivo da indústria brasileira e da Renault, em particular.

O Kardian representa fisicamente o início do Renault International Game Plan 2027, plano estratégico da marca francesa para os mercados internacionais anunciado em outubro de 2023 e que prevê o lançamento de outros sete novos modelos até 2027 em várias regiões.

No Brasil, o SUV encerrou seus primeiros quatro meses de vendas com 5,2 mil licenciamentos, os últimos dois já à frente do Duster, utilitário esportivo maior e que tem acumulado 10,2 mil licenciamentos ao longo de todo o primeiro semestre.

O número negociado de unidades do Kardian poderia ser expressivamente maior não fosse longa greve dos metalúrgicos da fábrica paranaense exatamente justamente no período em que a montadora iniciava a distribuição do modelo para os revendedores.

As linhas de montagem do Complexo Industrial Ayrton Senna, incluindo a planta de motores da parceira Horse, ficaram paralisadas por 29 dias do começo de maio até o dia 4 de junho. Nessas quatro semanas deixaram ser montados mais de 16,3 mil veículos, principalmente o Kardian.

A Renault não revela quantas unidades do novo SUV tem no seu planejamento de vendas parao Brasil ou  exportações, mas é certo que a greve afetará as metas de 2024. Ainda assim, a marca terá evolução significativa no segmento de utilitários esportivos, o maior do mercado brasileiro.

Tem potencial para mais do que dobrar os números de 2023, quando negociou 26,5 mil unidades do Duster — então seu único SUV disponível nas revendas, depois do fim de produção do Captur no ano anterior — e conquistou somente 3,4% de participação no segmento que, sozinho, responde por 45% de todos os carros de passeio vendidos no País.

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O Kardian, projeto que consumiu declarados R$ 2 bilhões junto com melhorias nos processos produtivos da fábrica,  estreia na América Latina a RGMP, Renault Group Modular Platform, plataforma aplicada para os segmentos B, caso do Kardian, C e em comerciais leves.

O segundo modelo a sair da fábrica do Paraná sobre a nova arquitetura será outro SUV, previsto para 2025. Do segmento C, naturalmente colocará fim na trajetória do Duster, montado sobre a antiga plataforma CMF-B,  presente também no Sandero e Logan, dois outros produtos em via da aposentaria ainda em 2024.


Foto: Divulgação

George Guimarães
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