Mercado

Acea: venda de automóveis na Europa cresce 4,4% no 1º semestre.

No período, as entregas de eletrificados fecham em alta, enquanto as de carros a gasolina e a diesel recuam

As vendas de automóveis no primeiro semestre na Europa acumularam 6,78 milhões de unidades, 4,4% superior ao registrado há um ano, quando somava 6,58 milhões. Segundo relatório da associação que representa os fabricantes de veículos no continente, Acea, apesar do crescimento, o volume ainda é 18% inferior ao que registrava antes da pandemia.

Pelos dados consolidados pela associação mostram clara tendência de aumento da demanda por carros eletrificados e redução nas vendas de modelos puramente a combustão, embora os automóveis a gasolina ainda sejam predominantes no mercado.

No primeiro semestre, as vendas dos carros 100% elétricos (BEV) alcançaram pouco mais de 954 mil unidades. Além de aumento de 1,6% sobre as 938,7 mil vendidas há um ano, o segmento fechou com participação de 13,8%

Dentre os eletrificados, os híbridos plug-in (PHEV) são os menos negociados pelos europeus, embora tenha registrado resultado positivo. Com uma participação de 7%, foram entregues 487,5 mil modelos de janeiro a junho, volume que representou alta de 1,4% em relação ao anotado um ano antes, de 480,8 mil unidades.

Os híbridos leves (HEV), por sua vez, são os preferidos nas vendas de eletrificados. No primeiro semestre, foram negociadas 2,05 milhões de unidades, crescimento de 21,2% em relação às 1,69 milhões entregues há um ano. O segmento terminou o período com fatia de 29,9% das vendas totais.

A participação dos HEVs ao fim da primeira metade chegou perto da dos carros a gasolina, que fecham o período com 35,2% ao somar 2,42 milhões de unidades, pequeno recuo de 1,5% na comparação com mesmo semestre do ano passado, quando acumulava 2,46 milhões de unidades.

Por fim, as vendas carros a diesel seguem declínio. Com 11% de participação, as 775,8 mil unidades vendidas no primeiro semestre expressaram queda de 7,9% em relação às 842,1 mil entregues um ano atrás.


Foto: Acea/Divulgação

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Publicado por
Redação AutoIndústria

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