Empresa

Renault vendeu mundialmente 2% a mais no primeiro semestre

Marca ultrapassou 787 mil automóveis e comerciais leves. Grupo chegou a 1,15 milhão.

A Renault encerrou o primeiro semestre com vendas globais em ascensão. A marca francesa negociou no período 787,2 mil automóveis e comerciais leves, 2% acima do resultado de igual período de 2023.

O avanço mundial foi puxado, em especial, pelo bom desempenho da marca na Europa, na qual a empresa colocou nas ruas 535,2 mil veículos, significativo crescimento de 8,2%.

Na mesma comparação com o ano passado, o mercado regional cresceu 5,5%, o que permitiu que a Renault se consolidasse com a terceira marca no ranking de vendas na Europa, muito em decorrência do aumento significativo dos negócios na Espanha (+12,7%), Itália (+18,4%) e Reino Unido (+ 32,7%).

A evolução na França, sede da Renault, foi mais tímida: 8%, para 214, 9 mil unidades, mas o suficiente para garantir que de cada cinco veículos vendidos no País em 2024, um traga o logotipo  da marca na dianteira.

LEIA MAIS

→ Ivan Segal inicia julho como diretor global de Vendas e Operações da Renault

O balanço do Grupo Renault destaca ainda o bom começo de carreira do Kardian n  Brasil, primeiro mercado do SUV compacto fabricado em São José dos Pinhais, PR. Foram negociadas perto de 5,2 mil unidades em pouco mais de três meses, na prática.

Segundo a Renault, o Kardian também tem tido boa aceitação no México, para onde começou a ser exportado a partir do Brasil no mês passado, e será lançado no Marrocos no segundo semestre. Este mês, teve os primeiros lotes enviados para a Colômbia.

Grupo negociou 1,9% a mais

Com o reforço do início de vendas do modelo e um total de 55,8 mil automóveis e comerciais leves vendidos, o Brasil apareceu como o 7º maior mercado do Grupo Renault no mundo, muito próximo do Reino Unido, onde amealhou 60,7 mil unidades, mas incluídos neste também produtos de outras marcas do grupo.

Somando as entregas da Renault com as da Dacia, Alpine e Renault Korea Motors, o conglomerado francês contabilizou 1,15 milhão de veículos vendidos no primeiro semestre — 218,2 mil deles comerciais leves — e crescimento de 1,9% sobre igual período do ano passado.

Depois da marca Renault, a Dacia, com 358,5 mil veículos, foi a segunda mais vendida. A Alpine, concentrada em esportivos de nicho, negociou 2,8 mil unidades, menos da metade do que a Renault Korea (6,3 mil).


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás