Sediado em Caxias do Sul, o espaço dá suporte a todas as operações globais da empresa
Criado em 1974, o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Frasle Mobility passa a ser denominado Movetech em seu aniversário de 50 anos, consolidando sua posição de maior centro de engenharia avançada em materiais de fricção do hemisfério sul, com a oferta de soluções completas para o mercado da mobilidade.
“Pelo nosso Centro de Engenharia Avançada passa a criação de inúmeras soluções”, comenta o diretor de Engenharia e Vendas OEM da Frasle Mobility, Alexandre Casaril. “Com tecnologia de ponta, o espaço opera de maneira integrada com todas as demais áreas da empresa”.
LEIA MAIS
→P&DFras-le celebra 70 anos com forte atuação global
De acordo com o executivo, o Movetech também também trabalha em conjunto com os clientes, “produzindo projetos personalizados, que têm sido fundamentais para relação de longa data que mantemos com esses parceiros”
O idealizador do centro de P&D foi o próprio fundador da Fras-le, Francisco Stédile. Com o objetivo inicial de criar novos produtos, atuação estende-ser atualmente para outros segmentos, como compósitos estruturais e componentes poliméricos, a fim de atuar com soluções completas para o mercado da mobilidade.
O Movetech conta com mais de 160 profissionais e a partir da operação localizada em Caxias do Sul, junto à sede da Frasle Mobility, o centro dá suporte a todas as operações globais da empresa, fazendo uso de ferramentas avançadas para a criação de componentes, testes e simulações, em uma estrutura integrada por três laboratórios.
Entre as soluções recentes apresentadas a partir do centro de P&D, a Fras-le destaca uma nova formulação para sapatas ferroviárias que reduz a pegada de carbono do produto.
Outras iniciativas, como novas formulações de produtos de fricção sem amianto, nos anos 1990, e de pastilhas de freio sem uso de cobre e de uma nova linha de compósitos estruturais, nos anos 2020, “também são símbolos da presença pioneira do Centro de Engenharia Avançada na criação de soluções sustentáveis”, reforça comunicado da empresa.
“A Fras-le, que celebra 70 anos como uma marca icônica, se tornou referência em materiais de fricção pelo seu DNA de inovação. E essa origem sólida se perpetua até hoje, especialmente pela atuação das equipes do nosso Centro de Engenharia Avançada, fundamental há cinco décadas no trabalho de vanguarda que buscamos construir diariamente”, frisa o COO da Frasle Mobility, Anderson Pontalti.
Foto: Divulgação/Fras-le
Transferência permitirá ampliar produção e oferta da nova picape Amarok a partir de 2027
Caminhões semipesados encerram o período com mais representatividade no ranking dos dez mais vendidos
Na opção inédita da cor fosca Cinza Oliver custa R$ 193.490
Preço promocional de lançamento do SUV plug-in vai até o fim de abril
Presidente da Fenabrave admite promoções e redução de margem para atrair consumidores para as concessionárias
Foram 473.927 emplacamentos, alta de 9,6% sobre idêntico período de 2024