Produto

Reiter Log aposta em semirreboque elétrico da Facchini

Aplicado em furgão frigorífico, sistema fornece energia diretamente para o aparelho de refrigeração em substituição ao diesel

A Reiter Log começou a operar um semirreboque elétrico da Facchini com tecnologia elétrica exclusiva para alimentar o aparelho de refrigeração da carreta por meio de eixo gerador 100% elétrico e pack bateria de lítio.

O sistema, inédito no País, foi desenvolvido pela AddVolt, startup graduada da UPTEC, Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, Portugal e tem como parceira também a Carrier Transicold, fornecedora do aparelho de refrigeração.

LEIA MAIS

→Reiter Log inicia operações com caminhões elétricos pesados da Volvo

→Reiter Log negocia 124 caminhões Scania a gás

A solução, do tipo plug-in, permite eliminar o uso de diesel no acionamento do aparelho de refrigeração. De acordo com a Facchini, a economia de combustível chega por volta de 2,2 litros por hora, o que equivale a reduzir em 6 kg de CO2 por hora. Junta-se ainda conforto ao motorista devido ao menor ruído.

“Este veículo frigorífico com eixo 100% elétrico agrega muito valor ao nosso objetivo de ampliar a logística verde. Estamos trabalhando para que 100% dos nossos veículos sejam movidos a energias alternativas e soluções como essa possibilitam a oferta de mais uma alternativa de transporte sustentável para os nossos clientes”, resume em nota Vinícius Reiter Pilz, CEO da Reiter Log.

O equipamento pesa em torno de 350 kg e leva 3 horas para ser recarregado. O sistema ainda possui tecnologia de telemetria, que monitora em tempo real localização veículo e velocidade, além de entregar informação da bateria e geração de energia.


Foto: Facchini/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Autopeças e biocombustíveis no programa de depreciação acelerada

Em sua primeira fase, decreto prevê R$ 3,4 bilhões em créditos financeiros

% dias atrás

Disputa no mercado de caminhões pesados é sueca e acirrada

Até agosto, a Scania leva vantagem de apenas 73 unidades sobre as vendas da Volvo

% dias atrás

Novo 208 tem preços a partir de R$ 77 mil

Versão de entrada tem motor 1.0 aspirado e câmbio manual

% dias atrás

Quem ganha e quem perde no disputado mercado das picapes

No segmento das grandes, Fiat Toro e Toyota Hilux seguem no topo. Ford Ranger ultrapassa…

% dias atrás

Montadoras europeias “clamam” por adiamento de metas de emissões de 2025

Empresas dizem que, com estagnação do mercado de elétricos, não conseguirão atingir os índices e…

% dias atrás

Hyundai e GM pretendem desenvolver carros em conjunto

Acordo prevê ainda parceria em motores e até fornecimento compartilhado de matérias-primas

% dias atrás