Empresa

ZF inaugura centro de treinamento de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente

Localizado na unidade de Limeira, SP, é o primeiro da empresa em todo o mundo

Já está em operação o primeiro Centro de Treinamento de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da ZF em todo o mundo. O espaço, localizado no complexo da empresa em Limeira, SP,  prepara e capacita os profissionais da unidade sobre os conceitos e práticas de segurança e saúde ocupacional.

Para isso, são ministrados treinamentos semanais para cerca de 40 pessoas e que abrangem tanto a integração de novos funcionários, como a reciclagem de todos os demais profissionais para aprimorar os conhecimentos sobre segurança no trabalho.

A metodologia utilizada é baseada no conceito do Dojô, tradicionalmente associado ao treinamento de artes marciais japonesas. Atualmente, este conceito se estendeu e está sendo utilizado para definir um local de treinamento, onde se aperfeiçoa habilidades técnicas ou comportamentais.

“É o primeiro espaço exclusivamente dedicado à segurança do trabalho da ZF no mundo e, certamente, servirá de modelo para conscientizar os colaboradores de outras unidades sobre os riscos de acidentes e qual a maneira correta e segura de agir durante suas atividades diárias”, afirma Ana Carolina Gonçalves, vice-presidente de Recursos Humanos da ZF América do Sul.

LEIA MAIS

→ ZF antecipa novidades que levará ao Salão de Hanover

O centro de treinamento foi integralmente desenvolvido por equipes da própria operação em conjunto com áreas administrativas, utilizando materiais obsoletos e reaproveitando insumos gerados na linha de produção. Um mapeamento da fábrica identifica os riscos envolvidos entre homem e máquina e reforça rotas de fuga e saídas de emergência.

Divididos por estações, são abordados ainda temas como prevenção e cuidados com a saúde, identificação, rotulagem, procedimento e contenção no manuseio de produtos químicos,  prevenção e conscientização ambiental, trabalhos em espaços confinados e em altura, ergonomia, integração entre funcionários, comunicação, proteção em operação de máquinas e a importância de equipamentos de proteção individual.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás