Linha short blade tem alternativas para elétricos e híbridos plug-in
Divisão da GWM, Great Wall Motor, a Svolt apresentou na China baterias que trarão sorriso aos rostos de entusiastas de veículos integralmente elétricos. A empresa diz que a short blade, como foi batizada a nova linha, “pode revolucionar o segmento de dispositivos de armazenagem de energia para veículos”.
Dentre as alternativas da nova linha, está a bateria de carregamento ultrarrápido Svolt 6C, de níquel-cobalto-manganês (NCM). Segundo a empresa, sua recarga integral demanda apenas 5 minutos para autonomia de até 600 km. Há ainda variações com capacidade total de armazenagem de 100 kWh a 120 kWh e alcance máximo de mais de 1.000 km.
O outro lançamento para veículos elétricos começará a ser fabricado em dezembro: a Svolt 5C, também short blade, do tipo fosfato de ferro-lítio (LFP). A Svolt diz que ela reduz o tempo de carregamento de 10% a 80% para 10 minutos e possui vida superior a 3.500 ciclos. “Com isso, seria capaz de rodar mais de 1 milhão de quilômetros”, calcula a fabricante.
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Para híbridos plug-in foi apresentada a bateria NCM Dragon Armor PHEV 800V, projetada para arquitetura de plataforma de 800 volts e para suportar carregamento ultrarrápido. Comparada às baterias tradicionais para PHEVs, diz a Svolt, tem volume 20% menor e densidade de energia de 250 Wh/kg.
Esses características permitem que os plug-in possam receber baterias que variam de 55 kWh a 70 kWh, com autonomia no modo elétrico de 300 km a 400 km. A novidade, porém, estará no mercado somente no segundo semestre de 2025.
Foto: Divulgação
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