Produto

Harman mostra novas capacidades tecnológicas às montadoras

Recursos avançados de segurança, conforto e entretenimento a bordo permitem integração rápida a futuros lançamentos

A Harman Automotive, empresa de tecnologia subsidiária da Samsung Eletronics, está com a “loja aberta”. A companhia organizou diversos encontros com as fabricantes de veículos do Brasil para apresentar capacidades e recentes avanços tecnológicos já praticamente prontos para integrar nos próximos projetos das montadoras.

A seleção de novos recursos e dispositivo tem como característica comum a possibilidade de rápida introdução às plataformas, bem como de localização de sistemas e componentes. “Colocamos foco na experiência do cliente, seja o motorista ou o passageiro”, resume Flávio Sakai, diretor sênior da Harman para a América do Sul.

Dedicada ao fornecimento de componentes originais, a Harman apresentou evoluções em recursos de segurança, conforto e entretenimento a bordo. Alguns já em negociação com montadoras, como módulo de conectividade com tecnologia 5G.

“Trouxemos exemplos de atualização em nível global, afinal, se a montadora não souber até onde pode chegar, não vai conseguir se planejar”, observa Sakai.

Na exposição, intitulada Harman Brazil Explore 2024, em hotel em São Paulo, representantes de compras e engenheiros automotivos tiveram a oportunidade de ver de perto:

  • Harman Ready Care – Por meio de câmera, a tecnologia monitora as condições físicas do motorista, desde fadiga a batimentos cardíacos. O processador instalado consegue identificar pelo movimento de face e olhos aumento cognitivo, o que se traduz em distração, ainda que o condutor esteja aparentemente concentrado com olhos à frente e até mesmo de óculos escuros. “O recurso aproveita o aumento de conectividade no qual as montadoras estão investindo. No futuro, por exemplo, uma chamada de emergência não ocorrerá somente quando detectar o disparo do airbag”, adiante Sakai.

  • Harman Ready Connect – É um módulo de conectividade entre o carro e a nuvem com tecnologia 4G e 5G. Além de permitir as atualizações de software, coleta e armazena dados. Possibilita ainda integrações com a infraestrutura e cotidiano das cidades, por exemplo, o tempo de abertura de abertura de um semáforo ou aviso de obras no percurso. De acordo com Sakai, o produto começará a ser produzido na operação da empresa em Manaus (AM) no fim deste ano.

  • Harman Ready Display – O produto incorpora Neo QLED Auto para uma experiência visual e informações melhoradas, com acesso a controle de cor e luminosidade, além de contrastes mais bem-definidos – o preto realmente é sem luz. Mais fino e mais leve, o hardware está pronto para atender qualquer necessidade de tamanho e formato, como os displays curvos. Segundo o diretor da Harman, algumas montadoras já terão o produto em seus modelos no ano que vem.

  • Harman Ready Vision – É uma evolução do convencional Headup, porém com auxílio da tecnologia de Realidade Aumentada. As projeções das informações podem ocupar de coluna a coluna o para-brisa com aprimoramento visual bem mais definido e sem ser suscetível à luz solar, como normalmente são os clusters. Em uma das versões disponíveis, a tecnologia permite alertas de detecção de objetos ou pessoas na via e navegação com imagens em 3D.


Fotos: Divulgação Harman

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

China pode barrar novas fábricas fora do país

Governo chinês aconselha fabricantes nacionais a reduzir investimentos no exterior para proteger tecnologia de elétricos…

% dias atrás

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás