Produto

Harman mostra novas capacidades tecnológicas às montadoras

Recursos avançados de segurança, conforto e entretenimento a bordo permitem integração rápida a futuros lançamentos

A Harman Automotive, empresa de tecnologia subsidiária da Samsung Eletronics, está com a “loja aberta”. A companhia organizou diversos encontros com as fabricantes de veículos do Brasil para apresentar capacidades e recentes avanços tecnológicos já praticamente prontos para integrar nos próximos projetos das montadoras.

A seleção de novos recursos e dispositivo tem como característica comum a possibilidade de rápida introdução às plataformas, bem como de localização de sistemas e componentes. “Colocamos foco na experiência do cliente, seja o motorista ou o passageiro”, resume Flávio Sakai, diretor sênior da Harman para a América do Sul.

Dedicada ao fornecimento de componentes originais, a Harman apresentou evoluções em recursos de segurança, conforto e entretenimento a bordo. Alguns já em negociação com montadoras, como módulo de conectividade com tecnologia 5G.

“Trouxemos exemplos de atualização em nível global, afinal, se a montadora não souber até onde pode chegar, não vai conseguir se planejar”, observa Sakai.

Na exposição, intitulada Harman Brazil Explore 2024, em hotel em São Paulo, representantes de compras e engenheiros automotivos tiveram a oportunidade de ver de perto:

  • Harman Ready Care – Por meio de câmera, a tecnologia monitora as condições físicas do motorista, desde fadiga a batimentos cardíacos. O processador instalado consegue identificar pelo movimento de face e olhos aumento cognitivo, o que se traduz em distração, ainda que o condutor esteja aparentemente concentrado com olhos à frente e até mesmo de óculos escuros. “O recurso aproveita o aumento de conectividade no qual as montadoras estão investindo. No futuro, por exemplo, uma chamada de emergência não ocorrerá somente quando detectar o disparo do airbag”, adiante Sakai.

  • Harman Ready Connect – É um módulo de conectividade entre o carro e a nuvem com tecnologia 4G e 5G. Além de permitir as atualizações de software, coleta e armazena dados. Possibilita ainda integrações com a infraestrutura e cotidiano das cidades, por exemplo, o tempo de abertura de abertura de um semáforo ou aviso de obras no percurso. De acordo com Sakai, o produto começará a ser produzido na operação da empresa em Manaus (AM) no fim deste ano.

  • Harman Ready Display – O produto incorpora Neo QLED Auto para uma experiência visual e informações melhoradas, com acesso a controle de cor e luminosidade, além de contrastes mais bem-definidos – o preto realmente é sem luz. Mais fino e mais leve, o hardware está pronto para atender qualquer necessidade de tamanho e formato, como os displays curvos. Segundo o diretor da Harman, algumas montadoras já terão o produto em seus modelos no ano que vem.

  • Harman Ready Vision – É uma evolução do convencional Headup, porém com auxílio da tecnologia de Realidade Aumentada. As projeções das informações podem ocupar de coluna a coluna o para-brisa com aprimoramento visual bem mais definido e sem ser suscetível à luz solar, como normalmente são os clusters. Em uma das versões disponíveis, a tecnologia permite alertas de detecção de objetos ou pessoas na via e navegação com imagens em 3D.


Fotos: Divulgação Harman

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás