Indústria

Trabalhadores se unem à Anip a favor de imposto de importação maior

São 2,5 mil funcionários em lay-off e Fenabor teme a perda de empregos no setor

A Fenabor, Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos de Borracha, Pneumáticos e Latex, se uniu à Anip, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, em defesa do aumento do Imposto de Importação de pneus para frear a chegada desleal de produtos da Ásia.

Empresas e funcionários decidiram se unir por temer a perda de empregos no setor. São 2,5 mil empregados em sistema de lay-off, ou seja, afastados temporariamente do trabalho. Se a produção não for devidamente retomada, eles podem nem retornar para as fábricas.

LEIA MAIS

Importação de pneus em queda de braços

Importação de pneus cresce 40% no ano

A Anip não revela quais fabricantes adotaram o lay-off, mas insiste que o quadro é preocupante. A entidade encaminhou ao Comitê de Alterações Tarifárias (CAT), da Câmara de Comércio Exterior (Camex), pedido para aumentar a tarifa de importação de pneus de carga e de passeio dos atuais 16% para 35%.

No documento conjunto, a Fenabor e a Anip destacam números da Receita Federal mostrando que pneus importados da China e Vietnã, entre outras localidades, estão entrando no Brasil com preços abaixo do custo de produção industrial e com valores inferiores aos praticados no mercado internacional, ameaçando empregos e investimentos no País.

“Nos últimos dois anos México, Estados Unidos e Europa ergueram barreiras alfandegárias para proteger seus mercados contra os pneus asiáticos para proteger suas indústrias e empregos. Como o Brasil está desprotegido, o país virou alvo de desova dos importadores”, alegam as duas entidades.

Além da adoção de lay-off, “as fabricantes locais de pneus já estão cancelando investimentos e começam a ter que avaliar cortes de empregos em suas linhas de produção

São 21 fábricas que empregam 32 mil trabalhadores diretos e 500 mil indiretos.

“Quando o País permite a importação a preços desleais, ele tira o emprego dos brasileiros e gera postos de trabalho em outro país. O Governo Federal precisa tomar providências e adotar medidas para garantir competição justa e defender o emprego dos brasileiros e as empresas que investem e geram renda no Brasil”, argumentam Fenabor e Anip.


Foto: Divulgação/Goodyear

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás