Evento que reunirá montadoras e fabricantes de carrocerias acontece semana que vem no Expo São Paulo
De olho em um mercado que deve reagir neste segundo semestre, as autopeças que atendem a indústria de chassis de ônibus e de carrocerias prometem novidades para a Lat.Bus 2024, que acontece entre os dias 6 e 8 de agosto no São Paulo Expo.
Com foco em sustentabilidade e descarbonização do transporte de passageiros, é grande a lista de produtos a serem lançados na mostra.
A Castertech, por exemplo, apresenta a linha-conceito N-Series Materials (foto acima), com cubo de roda e suportes fundidos desenvolvidos com nanotecnologia, em pesquisa conjunta com o Instituto Hercílio Randon (IHR) e Nione.
“A tecnologia permite uma redução no peso das peças para ônibus, caminhões e implementos rodoviários, sem comprometer a resistência, resultando em menor desgaste e maior durabilidade”, informa a empresa.
A Voith, por sua vez, vai expor o sistema VEDS, Voith Electrical Drive System, que garante um consumo energético 20% inferior quando comparado aos disponíveis atualmente no País.
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No estande da Eaton, os destaques serão a nova linha de transmissões automatizadas Advantor, nas versões Advantor-6 (para micro-ônibus) e Advantor-8 (para ônibus médio), o câmbio de quatro velocidades para veículos com motorização elétrica e híbrida e a caixa manual ES(O) 9106.
Já a Jost Brasil aproveita a Lat.Bus 2024 para mostrar o primeiro produto do seu portfólio voltado ao transporte de pessoas. Trata-se da articulação de ônibus, com tecnologia exclusiva, sensoriamento e batentes mecânicos para controle de giro, amortecimento hidráulico de dois estágios e mesa giratória forjada.
No caso da Suspensys, a atração será a linha de suspensões pneumáticas dianteira e traseira direcionadas às aplicações urbanas de ônibus, micro-ônibus e caminhões leves.
Também será apresentada a e-Sys, “sistema de tração auxiliar elétrico que conta com um algoritmo inteligente especialmente criado para avaliar as condições de operação e uso, atuando na recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para momentos de necessidade de tração como subidas e ultrapassagens”, conforme comunicado da Suspensys.
O destaque no estande da Master será o LWS Master (Lining Wear Monitoring System), sensor em tempo real do desgaste da lona do freio, “que gera dados precisos para um planejamento eficiente”.
Já a Allison Transmission exibirá em seu espaço da Lat.Bus o ônibus escolar Volare com câmbio automático e a sua linha de transmissões automáticas. O primeiro veículo escolar equipado com a transmissão automática Allison foi entregue em março no estado do Ceará. Um segundo e maior lote desses ônibus começou a ser entregue em maio, no estado de Pernambuco.
O evento é organizado pela OTM Editora e conta com o apoio das principais entidades do setor, incluindo a Anfavea, a associação das montadoras.
Foto: Divulgação
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