Indústria

Autopeças prometem novidades na Lat.Bus

Evento que reunirá montadoras e fabricantes de carrocerias acontece semana que vem no Expo São Paulo

De olho em um mercado que deve reagir neste segundo semestre, as autopeças que atendem a indústria de chassis de ônibus e de carrocerias prometem novidades para a Lat.Bus 2024, que acontece entre os dias 6 e 8 de agosto no São Paulo Expo.

Com foco em sustentabilidade e descarbonização do transporte de passageiros, é grande a lista de produtos a serem lançados na mostra.

A Castertech, por exemplo, apresenta a linha-conceito N-Series Materials (foto acima), com cubo de roda e suportes fundidos desenvolvidos com nanotecnologia, em pesquisa conjunta com o Instituto Hercílio Randon (IHR) e Nione.

“A tecnologia permite uma redução no peso das peças para ônibus, caminhões e implementos rodoviários, sem comprometer a resistência, resultando em menor desgaste e maior durabilidade”, informa a empresa.

A Voith, por sua vez, vai expor o sistema VEDS, Voith Electrical Drive System,  que garante um consumo energético 20% inferior quando comparado aos disponíveis atualmente no País.

LEIA MAIS

Ônibus para o Caminho da Escola começam impulsionar produção

No estande da Eaton, os destaques serão a nova linha de transmissões automatizadas Advantor, nas versões Advantor-6 (para micro-ônibus) e Advantor-8 (para ônibus médio), o câmbio de quatro velocidades para veículos com motorização elétrica e híbrida e a caixa manual ES(O) 9106.

Já a Jost Brasil aproveita a Lat.Bus 2024 para mostrar o primeiro produto do seu portfólio voltado ao transporte de pessoas. Trata-se da articulação de ônibus, com tecnologia exclusiva, sensoriamento e batentes mecânicos para controle de giro, amortecimento hidráulico de dois estágios e mesa giratória forjada.

No caso da Suspensys, a atração será a linha de suspensões pneumáticas dianteira e traseira direcionadas às aplicações urbanas de ônibus, micro-ônibus e caminhões leves.

Também será apresentada a e-Sys, “sistema de tração auxiliar elétrico que conta com um algoritmo inteligente especialmente criado para avaliar as condições de operação e uso, atuando na recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para momentos de necessidade de tração como subidas e ultrapassagens”, conforme comunicado da Suspensys.

O destaque no estande da Master será o LWS Master (Lining Wear Monitoring System), sensor em tempo real do desgaste da lona do freio, “que gera dados precisos para um planejamento eficiente”.

Já a Allison Transmission exibirá em seu espaço da Lat.Bus o ônibus escolar Volare com câmbio automático e a sua linha de transmissões automáticas. O primeiro veículo escolar equipado com a transmissão automática Allison foi entregue em março no estado do Ceará. Um segundo e maior lote desses ônibus começou a ser entregue em maio, no estado de Pernambuco.

O evento é organizado pela OTM Editora e conta com o apoio das principais entidades do setor, incluindo a Anfavea, a associação das montadoras.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás