Indústria

Autopeças prometem novidades na Lat.Bus

Evento que reunirá montadoras e fabricantes de carrocerias acontece semana que vem no Expo São Paulo

De olho em um mercado que deve reagir neste segundo semestre, as autopeças que atendem a indústria de chassis de ônibus e de carrocerias prometem novidades para a Lat.Bus 2024, que acontece entre os dias 6 e 8 de agosto no São Paulo Expo.

Com foco em sustentabilidade e descarbonização do transporte de passageiros, é grande a lista de produtos a serem lançados na mostra.

A Castertech, por exemplo, apresenta a linha-conceito N-Series Materials (foto acima), com cubo de roda e suportes fundidos desenvolvidos com nanotecnologia, em pesquisa conjunta com o Instituto Hercílio Randon (IHR) e Nione.

“A tecnologia permite uma redução no peso das peças para ônibus, caminhões e implementos rodoviários, sem comprometer a resistência, resultando em menor desgaste e maior durabilidade”, informa a empresa.

A Voith, por sua vez, vai expor o sistema VEDS, Voith Electrical Drive System,  que garante um consumo energético 20% inferior quando comparado aos disponíveis atualmente no País.

LEIA MAIS

Ônibus para o Caminho da Escola começam impulsionar produção

No estande da Eaton, os destaques serão a nova linha de transmissões automatizadas Advantor, nas versões Advantor-6 (para micro-ônibus) e Advantor-8 (para ônibus médio), o câmbio de quatro velocidades para veículos com motorização elétrica e híbrida e a caixa manual ES(O) 9106.

Já a Jost Brasil aproveita a Lat.Bus 2024 para mostrar o primeiro produto do seu portfólio voltado ao transporte de pessoas. Trata-se da articulação de ônibus, com tecnologia exclusiva, sensoriamento e batentes mecânicos para controle de giro, amortecimento hidráulico de dois estágios e mesa giratória forjada.

No caso da Suspensys, a atração será a linha de suspensões pneumáticas dianteira e traseira direcionadas às aplicações urbanas de ônibus, micro-ônibus e caminhões leves.

Também será apresentada a e-Sys, “sistema de tração auxiliar elétrico que conta com um algoritmo inteligente especialmente criado para avaliar as condições de operação e uso, atuando na recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para momentos de necessidade de tração como subidas e ultrapassagens”, conforme comunicado da Suspensys.

O destaque no estande da Master será o LWS Master (Lining Wear Monitoring System), sensor em tempo real do desgaste da lona do freio, “que gera dados precisos para um planejamento eficiente”.

Já a Allison Transmission exibirá em seu espaço da Lat.Bus o ônibus escolar Volare com câmbio automático e a sua linha de transmissões automáticas. O primeiro veículo escolar equipado com a transmissão automática Allison foi entregue em março no estado do Ceará. Um segundo e maior lote desses ônibus começou a ser entregue em maio, no estado de Pernambuco.

O evento é organizado pela OTM Editora e conta com o apoio das principais entidades do setor, incluindo a Anfavea, a associação das montadoras.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás