Borgwarner

 

Independentemente do que você pensa sobre a frase “o cliente tem sempre razão”, há uma verdade fundamental nela: os clientes são aqueles que definem os hábitos e tendências de consumo. Em nenhum lugar esse fato é mais importante de se ter em mente do que no setor automotivo de hoje.

À medida que governos e montadoras buscam soluções para o desafio global da mobilidade descarbonizada em escala, eles precisam garantir opções que sejam adequadas às necessidades dos consumidores. E não existe uma abordagem única para a mobilidade sustentável.

Na Europa, vimos um importante crescimento na adoção de veículos elétricos (EVs) nos últimos anos. Mais recentemente, no entanto, surgiu uma tendência significativa e surpreendente em jogo: consumidores migrando em massa para os híbridos. No ano fiscal (2023/2024), os híbridos tiveram um aumento astronômico na demanda, com as vendas aumentando em 33,1%. Isso superou completamente todas as outras categorias de veículos, incluindo EVs, cujas vendas aumentaram 14,8% no mesmo período.

De acordo com dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, 35,6% das vendas de carros novos europeus, em junho de 2024, foram de veículos elétricos híbridos (HEVs) e elétricos híbridos plug-in (PHEVs). Em contraste, os movidos a gasolina representaram 34,4%. Tudo isso sugere que os híbridos estão se tornando uma nova opção de mobilidade padrão para os consumidores europeus.

No Brasil também já é possível enxergar esta tendência no mercado. A comercialização de carros híbridos, na comparação de junho do ano passado com 2024, foi 64% superior, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Mas o que explica esse grau de demanda por veículos híbridos? Na minha opinião, tudo se resume a algo ligado à arquitetura desta categoria: versatilidade.

Versatilidade em uso

Os EVs são, sem dúvida, parte do futuro. Eles oferecem aos consumidores e frotas um modo de transporte sustentável e com zero emissões, impulsionando a descarbonização. E, atualmente, apresentam uma solução de mobilidade ideal para ambientes densos e urbanizados, que podem contar com infraestrutura de suporte de EVs, como pontos de carregamento e acesso à rede.

A razão pela qual 85% dos novos EVs são vendidos na Europa Ocidental e na China é que a geografia econômica desses mercados permite que a infraestrutura necessária seja dimensionada mais facilmente, já que a maioria da população vive em grandes regiões urbanas bem conectadas.

No entanto, nem toda Europa possui essa geografia econômica. Muitos europeus vivem em regiões rurais ou viajam regularmente para fora de centros urbanos densos. Muitos também trabalham fora das áreas urbanas, nas áreas de agricultura, mineração e energia.

Os híbridos oferecem o melhor dos dois mundos para esses europeus: transporte livre de emissões dentro das áreas urbanas, ao mesmo tempo em que permitem que viajem ou trabalhem de forma confiável em regiões onde a infraestrutura de carregamento não está disponível.

Versatilidade para regiões

Essa vantagem se torna mais óbvia em nível global. No mundo rural e no hemisfério sul, a perspectiva de uma implementação completa de infraestrutura de EV está muito distante — a escala de investimento necessária é, atualmente, economicamente inviável.

Como resultado, regiões como a América do Sul ainda não possuem números representativos de venda de EVs. Dos 3,1 milhões de novos carros de passeio comercializados em 2023, apenas 90 mil eram EVs. Nessas regiões, os híbridos fornecem mobilidade sustentável, de baixa emissão, inclusiva e responsável.

Para ajudar a atingir o desafio global de descarbonização, essas regiões estão se voltando para soluções de combustível alternativo. No Brasil, por exemplo, mais de 80% dos veículos novos vendidos são movidos a etanol e flex fuel.

Outros mercados estão investindo em combustíveis alternativos como parte central de sua rota de sustentabilidade, como a Índia, que irá lançar um novo padrão de combustível com 20% de etanol no ano que vem.

Versatilidade para o futuro

A versatilidade proporcionada pelos veículos híbridos impulsionou sua rápida adoção na Europa e além. Em vez de ser uma escolha entre veículos com motor a combustão e EVs, os híbridos são uma alternativa no caminho para a descarbonização, oferecendo soluções que acompanham o ritmo de mudança e demanda na região.

A inovação em combustível sustentável está permitindo que esses híbridos alcancem pegadas de carbono quase idênticas às dos EVs ao longo de suas vidas úteis. Investimentos anuais em tecnologias de combustível como e-fuels, biocombustíveis e flex fuels totalizam US$ 51 bilhões em todo o mundo: todos esses projetos se baseiam no uso contínuo de motores a combustão e híbridos.

Em vez de considerar EVs e híbridos como soluções concorrentes, devemos reconhecer que são complementares para necessidades diferentes, com ambos nos ajudando a atingir o objetivo maior da descarbonização. Juntos, eles podem criar novos caminhos para um futuro mais sustentável para a Europa e o planeta.


Foto: Divulgação

Patrice Haettel
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