Indústria

Tesla perdeu um terço de participação nos Estados Unidos em dois anos

Elétricos de marcas tradicionais vêm crescendo. Hyundai já responde por 11%.

A fase de navegar com ventos sempre favoráveis definitivamente chegou ao fim para a Tesla no mercado interno dos Estados Unidos. A marca que há alguns anos dominava quase que integralmente as vendas de elétricos em seu país natal viu sua participação encolher um terço em apenas dois anos.

Pesquisa da empresa de análise de mercados Finbold indica que a Tesla, apesar de seu ainda amplo domínio, respondeu por menos da metade das vendas de elétricos no segundo semestre de 2024, mais precisamente 49,7%.

Há dois anos, ainda no começo de 2022, a marca havia negociado 74,8% dos veículos do segmento.

A diversificação de marcas e de modelos elétricos das concorrentes já vinha trazendo problemas para a Tesla há um bom tempo.

A participação da empresa do polêmico empresário Elon Musk caíra em seis dos nove trimestres anteriores, com o maior declínio individual de 9,3% no terceiro trimestre de 2023. O único avanço nesse período, de tímidos 4,4%, foi registrado nos primeiros três meses deste ano.

LEIA MAIS

→ Primeiro lote dos elétricos Leapmotor desembarca na Europa

→ De cada 10 elétricos a bateria vendidos no Brasil em 2024, 9 são chineses

Curiosamente, montadoras tradicionais têm roubado mais clientes da Tesla do que as badaladas startups, como Lucid e Rivian, que no segundo trimestre de 2024 detiveram fatias de apenas 0,6% e 4,2%, respectivamente.

O maior crescimento foi obtido, por exemplo, pela General Motors, que passou de marginais 0,3% no início de 2022 para 6,6% este ano.

A Hyundai, em conjunto com sua controlada Kia – já aparece na segunda colocação, com 11,2% das entregas, à frente da Ford, que respondeu por 7,2% dos elétricos negociados.

A Tesla vem sofrendo também para retomar seu status seu antigo status mundial de marca líder de elétricos, perdido no fim de 2023 para a chinesa BYD.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás