A FPT, fabricante de motores do Grupo Iveco, apresentará capacidades na LatBus 2024 para atender compromisso de descarbonização no transporte. O destaque na feira será o motor N60 CNG, modelo desenvolvido para operar com gás natural (gasoso ou liquefeito) ou biometano.
O motor promete redução de até 40% no consumo de combustível, além de menos ruído e emissões se comparado com o diesel. Em operação, se alimentado por gás natural, o motor emite 90% menos dióxido de nitrogênio (NO2) e até 10% a menos de dióxido de carbono (CO2). Se funcionar com biometano, a redução de CO2, principal gás de efeito estufa, chega a ser de 95%.
LEIA MAIS
→FPT: vocação multiplataforma em motores.
→FPT Industrial acumula produção de 200 mil motores em Córdoba
A FPT reforça que o motor garante desempenho semelhante ao movido a diesel em relação ao torque, mas com os benefícios adicionais já mencionados, como menos consumo de combustível, de ruído e de emissões. O N60 CNG é um motor de 6 cilindros que desenvolve 204 cv e torque máximo de 750 Nm (76,5 kgfm) a 1.400 rpm.
“Esta tecnologia não só responde às crescentes demandas por soluções sustentáveis, mas também estabelece um novo padrão de eficiência operacional e respeito ao meio ambiente no setor de transportes”, afirma João Abreu, responsável pelo Marketing de Produto da fabricante.
A LatBus 2024 é considerada uma das principais feira do setor de transporte de passageiros da América Latina. Estará de porta abertas de 6 a 8 de agosto, no São Paulo Expo.
Foto: Divulgação FPT