Indústria

No Simea, novo debate sobre o híbrido: transição ou solução?

Coordenador do simpósio vê novo rumo no debate mundial sobre eletrificação, que favorece o etanol brasileiro

Assim como nas últimas edições, a 31ª do Simea, Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, que acontece nos dias 21 e 22 de agosto, vai centralizar seus debates na eletrificação veicular. Mas com um diferencial importante este ano na avaliação de Eugênio Coelho, coordenador do Simea 2024:

“Nos dois ou três anos anteriores, o debate era centrado na relevância do híbrido no processo de transição para o veículo 100% elétrico. Neste ano, deve prevalecer o questionamento se o híbrido é transição ou solução”, comentou o executivo.

Entre outros exemplos que indicam uma mudança de rota nesse debate, ele citou a Volvo, que havia se comprometido a vender apenas carros elétricos após 2030 e esta semana admitiu rever tal posição, buscando um solução intermediária até que haja suporte adequado ao carro 100% elétrico no contexto mundial.

LEIA MAIS

Simea: “Brasil tem um baralho completo no jogo da descarbonização”.

Pesa na decisão da Volvo a dificuldade de entrar com modelos elétricos feitos na China no mercado estadunidense, por causa das novas barreiras aos produtos asiáticos. Asssim como a marca sueca, outas montadoras já tinha admitido dificuldades para caminhar para o carro 100% elétrico na velocidade antes programada.

Nesse contexto, o Brasil ganha atenção especial por conta dos seus bicombustíveis, em especial o etanol. A Toyota foi pioneira no lançamento do híbrido flex e outras gigantes do setor, como Stellantis, Volkswagen e Renault, prometem lançamento de modelos do gênero para este ano ou no máximo o próximo.

Diante dos acontecimentos em andamento, Eugênio Coelho não descarta a possibilidade de o híbrido ganhar estatus de solução, deixando de ser visto apenas como uma transição rumo ao carro 100% elétrico.

A questão certamente estará no centro das discussões do Simea 2024, cujo tema é justamente “Mobilidade Verde e a Transição Energética”. Organizado pela AEA, Associação Brasileira da Engenharia Automotiva, o evento teve este ano recorde de trabalhos técnicos.

“Recebemos 90 e selecionamos 60 para as apresentações durante o simpósio, além de termos escolhido mais 12 para serem publicados. São trabalhos que indicam soluções de curto e médio prazo sobre questões variadas, como aplicações do etanol ou de céculas de combustível, dinâmica veicular e materiais”, informa Eugênio.

A expectativa para este ano é a de receber um público entre 1 mil e 1,2 mil pessoas, incluindo dirigentes de montadoras, autopeças, sistemistas e empresas de tecnologia.

A abertura oficial terá a participação de Marcus Vinícius Aguiar, presidente AEA, Gábor Deák, diretor do Sindipeças, Marcio de Lima Leite, da Anfavea, e Marcelo de Godoy, da Abeifa, além de  Evandro Luiz Maggio, da Toyota, presidente de honra do Simea 2024.

O simpósio também contará com a presença de representes do governo, dentre os quais Pietro Mendes, Secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME – Ministério de Minas e Energia, e Margarete Gandini, do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

A programação toda do Simea 2024 pode ser vista no link simea.org.br.


Foto: Divulgação/Toyota

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás