Receita cai 5,3% no semestre e queda no ano pode ficar próxima de 9%
A ZF destacou o “ambiente desafiador” deste ano ao divulgar o balanço global do primeiro semestre. A receita no período ficou próxima de € 22 bilhões, uma queda de 5,6% sobre os primeiros seis meses do ano passado (€ 23,3 bilhões).
Divulgado na sexta-feira, 2, o que chama a atenção no seu relatório semestral é a revisão para baixo das perspectivas para 2024. Além de ressaltar o fraco ambiente econômico no início de 2024, a empresa admite esperar condições piores no segundo semestre.
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“Com o mercado mais lento do que o esperado e tendo em vista a atual fraca procura por carros de passeio totalmente elétricos, a empresa ajustou de forma conservadora a sua previsão de vendas para 2024”, informou a ZF, revelando que a receita deve ficar entre € 42,5 bilhões e € 43,5 bilhões, o que representará queda de até 9% sobre o faturamento de 2023, que foi de € 46,6 bilhões.
Já com relação à margem EBIT ajustada, a empresa confirmou a sua projeção anterior para o ano inteiro entre 4,9 e 5,4%. Sua intenção é obter mais ganhos de flexibilidade na produção, prevendo que “os efeitos das medidas de desempenho implementadas se intensificarão ao longo do tempo”. A ZF também reafirmou projeção original de € 800 milhões para fluxo de caixa livre.
No semestre, a margem EBIT ajustada foi de 3,5%. “O ambiente de mercado persistentemente desafiador se reflete em nossas vendas, mas nossa rentabilidade e geração de caixa estão atendendo às nossas expectativas”, disse o CFO da ZF, Michael Frick.
De acordo com o executivo, a companhia tem conseguido melhorar sua competitividade: “Estamos investindo principalmente em áreas de alta margem e voltadas para o futuro, como veículos comerciais e tecnologia industrial, soluções de chassis e negócios de serviços”.
Com relação ao balanço do primeiro semestre, a ZF revela que “ajustadas pelos efeitos da taxa de câmbio e de fusões e aquisições, principalmente da joint venture para sistemas de chassis de carros de passeio acordada com a Foxconn, as vendas orgânicas permaneceram quase inalteradas em comparação com o primeiro semestre de 2023”.
Foto: Divulgação/ZF
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