Produto

Iveco programa testes no Brasil com ônibus a gás e biometano

Disponível para test-ride na Lat.Bus, o modelo BUS 17-210 G está em processo local de homologação

Além do modelo elétrico 17-E BEV, também é destaque no estande da Iveco Bus na Lat.Bus no Expo São Paulo o  BUS 17-210 G, movido a gás natural e biometano que está em fase de homologação no Brasil para início de testes em clientes locais ainda este ano, daqui três ou quatro meses.

Produzido na fábrica de Córdoba na Argentina, o chassi foi apresentado como protótipo há dois anos, na última edição da Lat.Bus. Na época, o foco era o mercado do país vizinho, mas agora a montadora vê espaço para seu lançamento no Brasil.

LEIA MAIS

Iveco se prepara para a LatBus 2024 com oferta ampliada

Marcopolo inova com micro-ônibus Volare híbrido a etanol

“O 17-210 G pode ter a eficiência quase tão boa quanto a de um ônibus elétrico, com custo de aquisição três a quatro vezes inferior”, comentou Danilo Fetzner, vice-presidente da Iveco. “De olho no futuro, desenvolvemos soluções multienergéticas que contemplem as diferentes demandas na área de transporte de passageiro”.

Os interessados poderão realizar test-ride com BUS 17-210 G na feira da capital paulista, que está com as portas abertas ao publico de terça-feira, 6 até quinta-feira, 8.

Segundo Fetzner, o modelo produzido na Argentina tem alto potencial de aplicação, principalmente para transporte urbano: sua configuração vai ao encontro da estrutura já existente em cidades com distribuição de GNV ou produção de biogás, além de ser uma alternativa econômico-financeira interessante para o transporte sustentável no Brasil e na América Latina.

“Por causa da crise na Argentina, teremos disponibilidade de oferecer o modelo a gás natural e biometano já a partir de novembro/dezembro deste ano, para que os ônibus estejam rodando por aqui em 2025”, informou o VP.

Com opção para até 9 cilindros para armazenamento, o BUS 17-210 G entrega autonomia de até 350 quilômetros. mpo de abastecimento é rápido e pode ser realizado em cerca de 20 minutos, assegurando a flexibilidade nas garagens e um menor tempo de ônibus parado.

Em operação, segundo Paulo Kazuto, especialista de Marketing Produto da Iveco Bus, o uso do gás natural entrega vantagens ambientais como reduções de 90% do dióxido de nitrogênio (NO2) e de 10% de dióxido carbono (CO2). Abastecido com biometano, a emissão de CO2 pode ser até 95% inferior. 


Foto: Divulgação/Iveco

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás