A Marcopolo aproveita a LatBus 2024 para apresentar micro-ônibus híbrido a etanol, o primeiro do tipo do segmento desenvolvido no Brasil. O Volare Attack 9 HVE é um projeto que reúne a fabricante de Caxias do Sul (RS), a WEG e a Horse, a produtora de motores do Grupo Renault. A estimativa é de que o modelo comece a ser oferecido ao mercado em 2026.
O modelo pretende ser mais uma solução que contribua com descarbonização no transporte. O veículo traz motor 1.0 a etanol que funciona como gerador para o pacote de baterias que, por sua vez, gera energia para o motor elétrico de 75 kW, o responsável pela tração nas rodas.
“É uma solução capaz de atender qualquer região do País, em especial cidade menores. Afinal, não há necessidade de infraestrutura de recarga elétrica e o etanol é abundante”, resume Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.
Com autonomia de até 450 km, a empresa espera atrair operadores de serviços de fretamento, bem como o escolar. Na faixa de 9 toneladas, o Attack 9 HEV tem capacidade para até 32 passageiros. Carrega um pacote reduzido de três baterias com total de 120 kWh e o motor a combustão trabalha somente entre 30% e 40% do tempo da operação e em faixa de 3 mil rpm, o que garante também menores níveis de ruído.
Além do híbrido, a empresa mostra produto inédito com o Volare Fly 12, um supermicro, como definiu Portolan. “Estamos inaugurando um segmento, no qual ofereceremos um veículo quase do tamanho de um ônibus, mas que proporciona custo operacional menor e agilidade de micro-ônibus”, observa.
O Fly 12 traz argumentos de versatilidade. Em aplicações urbanas convencionais, pode ser configurado com capacidade para até 45 passageiros, mas também pode ser aplicado no transporte escolar com até 64 estudantes ou mesmo nos serviços de fretamento contínuo. O produto, segundo Portolan, já faz eco no mercado. A rede encomendou ao menos 200 unidades para começar a trabalhar.
Outra novidade da marca na LatBus 2024 é o Attack 8 em uma versão mais curta, com capacidade para 17 passageiros. A intenção é oferecer mais robustez em aplicações nas quais as vans nem sempre são as mais indicadas para enfrentar. “Faz parte de nossa linha de combate, para o transporte de aplicações severas”, brinca o executivo. “No radar estão áreas industriais e rurais do Norte e do Nordeste, bem como as regiões agrícolas.”
Além dos Volares, a Marcopolo também reforça eletrificação ao expor mais uma vez o Attivi Integral, primeiro ônibus elétrico desenvolvido e produzido pela fabricante e apresenta o Viaggio 1050 G8. Na LatBus 2024, o modelo rodoviário está exposto com as possibilidades de configurações e poltronas oferecidas pela fabricante.
Ao todo a companhia leva para feira nove produtos, cinco no estande e quatro na área externa. “Nesta edição da LatBus, que coincide com os 75 anos da Marcopolo, também é a que trouxemos o maior número de novidades.”
Foto: Divulgação Marcopolo
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