Empresa

Mercedes-Benz encaminha a produção de ônibus articulado elétrico

Apresentado na LatBus 2024, modelo eO500UA entra na programação da fábrica de São Bernardo do Campo a partir de 2026

A Mercedes-Benz levou para a LatBus 2024, de portas abertas até 8 de agosto no São Paulo Expo, o próximo chassi elétrico a entrar em linha de produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Em desenvolvimento, a fabricante oferecerá opção de ônibus articulado elétrico com o eO500UA. A estimativa do início de produção e primeiras entregas é para 2026.

O projeto reúne equipes das engenharias do Brasil, Alemanha, Índia e México, o que revela o caráter global do produto, e aproveita a experiência e parceiros provenientes do desenvolvimento do eO500U, o urbano elétrico da marca já em produção no País.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz lança ônibus elétrico brasileiro na Argentina

→Mercedes-Benz amplia itens de segurança de série no O 500 RSD

O eO500UA é um chassi de 18 metros de piso baixo com vocação para as aplicações urbanas grandes cidades com capacidade para 120 passageiros. Tem motor elétrico central e pacote de sete baterias que prometem autonomia de 200 a 300 km. Como no irmão menor, participam do projeto a BorgWarner com o fornecimento das baterias montadas aqui.

“Temos a ambição de termos o portfólio mais completo de elétricos até 2030. O projeto o eO500UA é mais um passo depois do eO500U”, conta Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

A fabricante prefere não revelar o investimento no projeto. Um ciclo anterior se encerrou no ano passado e um novo programa ainda se mantém em segredo. De acordo com Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, algum anúncio ainda deverá ser feito até o fim do ano. “Temos projetos habilitados no Mover e avaliando outras oportunidades. Por isso, preferimos esperar.”

Além do articulado elétrico, a Mercedes-Benz leva para a feira nova versão de micro-ônibus com o LO 1116. O modelo oferece 1,4 toneladas a mais que a oferta na faixa de 9 toneladas, o que garante transportar 20 passageiros a mais, totalizando 50 em aplicações urbanas e 40 em rodoviárias. “O chassi passa a ocupar uma lacuna entre 9 e 16 toneladas com argumento de mais rentabilidade”, resume Barbosa.

Também são novidades no estande da marca o OF1619L agora com possibilidade de suspensão pneumática e o início da oferta de câmbio automatizado para toda linha OF.


Foto: Divulgação Mercedes-Benz

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás