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Mercedes-Benz encaminha a produção de ônibus articulado elétrico

Apresentado na LatBus 2024, modelo eO500UA entra na programação da fábrica de São Bernardo do Campo a partir de 2026

A Mercedes-Benz levou para a LatBus 2024, de portas abertas até 8 de agosto no São Paulo Expo, o próximo chassi elétrico a entrar em linha de produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Em desenvolvimento, a fabricante oferecerá opção de ônibus articulado elétrico com o eO500UA. A estimativa do início de produção e primeiras entregas é para 2026.

O projeto reúne equipes das engenharias do Brasil, Alemanha, Índia e México, o que revela o caráter global do produto, e aproveita a experiência e parceiros provenientes do desenvolvimento do eO500U, o urbano elétrico da marca já em produção no País.

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O eO500UA é um chassi de 18 metros de piso baixo com vocação para as aplicações urbanas grandes cidades com capacidade para 120 passageiros. Tem motor elétrico central e pacote de sete baterias que prometem autonomia de 200 a 300 km. Como no irmão menor, participam do projeto a BorgWarner com o fornecimento das baterias montadas aqui.

“Temos a ambição de termos o portfólio mais completo de elétricos até 2030. O projeto o eO500UA é mais um passo depois do eO500U”, conta Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

A fabricante prefere não revelar o investimento no projeto. Um ciclo anterior se encerrou no ano passado e um novo programa ainda se mantém em segredo. De acordo com Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, algum anúncio ainda deverá ser feito até o fim do ano. “Temos projetos habilitados no Mover e avaliando outras oportunidades. Por isso, preferimos esperar.”

Além do articulado elétrico, a Mercedes-Benz leva para a feira nova versão de micro-ônibus com o LO 1116. O modelo oferece 1,4 toneladas a mais que a oferta na faixa de 9 toneladas, o que garante transportar 20 passageiros a mais, totalizando 50 em aplicações urbanas e 40 em rodoviárias. “O chassi passa a ocupar uma lacuna entre 9 e 16 toneladas com argumento de mais rentabilidade”, resume Barbosa.

Também são novidades no estande da marca o OF1619L agora com possibilidade de suspensão pneumática e o início da oferta de câmbio automatizado para toda linha OF.


Foto: Divulgação Mercedes-Benz

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Décio Costa

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