Principal atração da Volvo na LatBus 2024, o chassi biarticulado elétrico da marca chega com o propósito de atender sistemas de transporte de alta densidade de passageiros com emissão zero. Projetado para os BRTs, o BZRT reúne características específicas para a região.

“Cada continente tem suas próprias necessidades. Na América Latina o perfil é de transporte sobre rodas pesado. Quem manda são os ônibus. As cidades desenvolveram sistemas para eles”, resume Dan Petersson, vice-presidente global da Volvo Buses. “Com o compromisso de descarbonização, o ônibus elétrico faz parte da solução.”

LEIA MAIS

→Ônibus elétrico Volvo inicia operação regular em Curitiba

A Volvo aporta no projeto de chassi elétrico em torno de R$ 250 milhões, parte do ciclo de R$ 1,5 bilhão até 2025. O recurso encaminha testes de desenvolvimento e industrialização na fábrica de Curitiba (PR). Além do BRZT, está nos planos também o BZR, chassi elétrico 4×2 com flexibilidade para receber carrocerias de piso baixo ou alto, com foco em aplicações urbanas, bem como rodoviárias de curtas e médias distâncias.

A estrela da Volvo na LatBus 2024 pode receber carrocerias de até 28 metros e capacidade para 280 passageiros. O projeto aproveita componentes da versão biarticulada a diesel da marca, o que favorece velocidade na validação do elétrico.

“É o maior veículo elétrico do mundo e já adequado para a região. As demonstrações já estão programadas para começar no Brasil e em Bogotá, na Colômbia”, conta André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.

O BRZT carrega dois motores elétricos de 200 kW cada, gerando o equivalente a 540 cv. Tem ainda caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, desenvolvida com base na transmissão I-Shift da Volvo. O veículo pode ter 6 ou 8 baterias para uma capacidade de até 720 kWh e autonomia em torno de 250 km. A depender da potência da estação, a recarga varia de 2 a 4 horas.


Foto: Divulgação Volvo

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!