Apesar dos insistentes pedidos do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, pela retomada do tradicional Salão do Automóvel de São Paulo, a Anfavea está descartando a realização do evento entre o final deste ano e o primeiro semestre do próximo, conforme anunciado anteriormente.

Ao divulgar o balanço do setor em julho, com números positivos de produção, mercado interno e também exportações, o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, explicou que não há disponibilidade de local para promover o salão este ano ou mesmo na primeira metade de 2025.

Considerando locais mais tradicionais, como o Pavilhão de Exposições do Anhembi e Expo São Paulo, só há disponibilidade de 10 dias no período antes projetado, ou seja, entre montagem e desmontagem restariam apenas quatro dias para abertura do evento para o público.

Com isso, o próximo Salão do Automóvel deve ser realizado somente no segundo semestre do ano que vem. “Precisamos de pelo menos 20 dias para garantir um bom período para receber os visitantes”, explicou Lima Leite, que disse ter recebido um telefonema do presidente Lula cobrando mais uma vez a realização do Salão do Automóvel.

“Sabemos que é um desejo do governo, mas explicamos a ele sobre as dificuldades de datas disponíveis”, comentou o presidente da Anfavea.

A última edição do Salão do Ajutomóvel de São Paulo aconteceu em 2018. Dois anos depois, em 2020, já havia uma disposição no setor de não realizar o evento nos moldes tradicionais, por causa dos elevados custos, mesmo antes da deflagração da pandemia da Covid-19.

Desde então o projeto foi sendo adiado, com a desculpa de que o evento teria de ser totalmente remodelado. O assunto voltou à tona este ano após pedido do presidente Lula em eventos de divulgação de novos investimentos do setor no País, num total que supera R$ 130 bilhões até o final da década.

Questionado se diante da dificuldade de datas o próximo salão pode ocorrer fora de São Paulo, Lima Leite deixou claro que a capital paulista segue sendo a preferência dos envolvidos no projeto.

Há um grupo de trabalho formado em conjunto com a Reed Exhibitions para discutir data e local, além dos novos moldes do evento, com estrutura mais acessível e realização de test drives e venda de automóveis, ou seja, mais próximo do público visitante.


Foto: Divulgação

 

Alzira Rodrigues
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