Indústria

Fábrica da Troller renascerá como planta multimarca da Comexport

Empresa de comércio exterior investirá R$ 400 milhões para fabricar veículos de terceiros

Uma cerimônia realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, CE, sede do governo do Estado, nesta sexta-feira, 9, finalmente deu destino à fábrica dos utilitários esportivos Troller, desativada desde 2021, quando a Ford, proprietária da marca, encerrou sua trajetória de um século de fabricação no Brasil.

A planta localizada em Horizonte, a 45 km da capital cearense, voltará a produzir veículos. Desta vez, com investimento da ordem de R$ 400 milhões da Comexport, empresa de comércio exterior e supply chain, e cerca de 250 funcionários diretos numa primeira fase.

Na verdade, o terreno da antiga fábrica da Troller foi desapropriado pelo governo do Ceará em março deste ano.  São 127 mil metros quadrados que, segundo a decisão governamental à época, serviriam para “a captação e implantação de negócios e novos investimentos para o Estado”.

O projeto foi apresentado a Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do MDIC, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, por Rodrigo Teixeira, vice-presidente e dirtetor de importação da empresa, que se comprometeu a iniciar a primeira etapa de produção já a partir do primeiro trimestre de 2025.

O executivo revelou que a unidade fabricará seis veículos, incluindo elétricos e a etanol, para terceiros. Não adiantou, porém, para quais marcas — se aqui já instaladas ou que ainda pretendem entrar no mercado brasileiro.

“A produção de veículos no Ceará é um desejo antigo. Hoje vivemos um dia importante nessa trajetória para ter um veículo 100% produzido no Ceará”, disse Teixeira.

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A Comexport tem forte atuação na importação de veículos para o Brasil. Pelo menos uma dúzia de montadoras, dentre elas Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM e Volkswagen e Toyota, utilizam os serviços da empresa.

 “Esse projeto implica em um cronograma para que as peças também sejam produzidas no Brasil, e em grande parte no Ceará. Queremos transformar essa área num grande polo automobilístico do País”, afirmou o governador cearense Elmano de Freitas, após assinar contrato de comodato para cessão da área à Comexport.

Pelos cálculos do governo estadual, a futura montadora multimarcas tem potencial para gerar até 9 mil empregos diretos e indiretos na região nos próximos anos.


Foto: Divulgação SDE/CE

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Redação AutoIndústria

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