A ZF Aftermarket se prepara para suportar o aumento de marcas e transformação do mercado automotivo com a introdução de novas tecnologias e equipamentos em seu Centro de Distribuição de peças em Itu (SP), o maior dos cinco que a empresa na América do Sul.

Com investimento consolidado de R$ 18 milhões no último ano, a unidade aprimorou as operações logística com uma esteira seletora, a chamada Sorter, e a instalação de uma linha de envase de frascos de fluídos de freio TRW Varga. Ambas as novidades também apoiam a estimativa da empresa de crescer 10%, em média, nos próximos cinco anos, tendo como referência as 120 toneladas de peças movimentadas por dia pelo CD atualmente.

De acordo com Bruno Silva, gerente sênior de Operação da ZF Aftermarket América do Sul, a empresa buscou incorporar mais rapidez e eficiência nos processos. “Fomos pesquisar em empresas líderes na distribuição de mercadorias, como o Mercado Livre, as melhores soluções. Agilidade na entrega é crucial na medida em que montadoras e lojistas buscam ter cada vez menos estoque.”

No caso da esteira seletora, o equipamento promoveu um ganho de produtividade de 30% ao ser capaz de separar as entregas para 24 clientes ao mesmo tempo, com margem de apenas 3% de erro. Já passam pela esteira 85% das peças armazenadas no CD das marcas ZF, Lemförder, Sachs, Varga e TRW. As exceções são componentes acima de 11 kg, limite de peso para o manuseio do operador.

“Ainda estamos em curva de aprendizado e devemos chegar a plena capacidade até o fim do ano, quando a esteira poderá classificar três mil volumes/hora, atendendo a uma necessidade diária de movimentação de 20 mil volumes em um turno”, conta o gerente.

Já a nova linha de envase de fluído de freio promoveu aumento de capacidade de 40%, para 2 milhões de frascos/mês. Antes, a responsável pela operação era a fábrica da TRW Vargas, em Limeira (SP), de onde saiam 650 frascos. Em julho passado, o CD de Itu contabilizou somou 1,57 milhão de frascos preenchidos.

A linha, no entanto, pode envasar até 3,6 mil frascos/hora. “Podemos ampliar conforme a necessidade do mercado com turnos adicionais, além de nos proporcionar flexibilidade para diferentes tamanhos frascos, o de 1 litro, por exemplo, para exportação.

O CD da ZF Aftermarket de Itu tem 20 mil m² e área disponível para crescer mais 100 mil m². Abriga 40 linhas de produtos em 18 mil posições de estoque. O local abastece 850 pontos espalhados pela região da América do Sul, o que inclui fornecimento para montadoras. Em breve, o armazém também incorporará as peças da Wabco, que serão transferidas do CD em Sumaré (SP).


Fotos: Divulgação ZF Aftermarket

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!