Dois caminhões percorreram mais de 15 mil km na Europa com recargas somente em estações públicas
Após 45 dias, 22 países europeus e mais de 15 mil km rodados, os elétricos eActros 600 da iniciativa “eActros 600 European Tour” da Mercedes-Trucks chegaram à fábrica de Wörth am Rhein, o ponto final da viagem depois da partida em Frankfurt, em 11 de junho passado.
LEIA MAIS
→Mercedes-Benz eActros 600 vai para estrada em teste de longa distância
→Mercedes-Benz revela o elétrico eActros 600
Como parte de desenvolvimento do modelo, os caminhões rodaram com peso bruto total combinado de 40 toneladas, enfrentaram diferentes climas e rotas, além de optar apenas por pontos públicos de recargas.
Para Christof Weber, chefe de Testes Globais da fabricante, a viagem permitiu assegurar que aplicações rodoviárias de longas distâncias com o caminhão a bateria é viável, embora ainda necessite de um planejamento detalhado, em especial com relação à infraestrutura.
“Mesmo que nossas experiências com paradas para recarga tenham variado muito em alguns casos, os 500 km de autonomia sem recarga intermediária do eActros 600 sempre foi um fator confiável de planejamento.”
Segundo a empresa, a experiência e as informações absorvidas com a viagem serão fundamentais como argumentos na jornada de transição energético do transportador. Pelos dados da Mercedes-Benz Trucks, em torno de 60% das rotas de longo percurso dos clientes da fabricante têm menos 500 km. Assim, pontos de recarga na garagem e outro no destino são suficientes para a operação.
A Mercedes-Benz Trucks promete mais informações e resultados da experiência no IAA Transportation, em Hanover, em setembro próximo.
Foto: Divulgação Mercedes-Benz Trucks
Movimento tem a dissidência da Stellantis, que diz que se preparou para a nova etapa
Nesse caso, para 25% por um ano. O de carga se mantém em 16% e…
FPT leva para a IAA Transportation 2024 motores multicombustíveis de baixa ou zero emissão
Realidade no mercado de elétricos usados não é animadora para quem quer vender; a insistência…
Versões superiores dos SUVs Pulse e Fastback devem estrear a tecnologia
Stellantis pretende atrair mais fornecedores para o complexo produtivo fluminense