O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveita viagem ao Paraná nesta quinta-feira, 15, para visitar as instalações da fábrica da Renault em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A agenda está marcada para as 15h.
A Renault confirmou a visita, mas garantiu ser apenas um evento institucional, sem qualquer anúncio específico programado pela montadora, como normalmente ocorre por ocasião de encontros do gênero com o atual presidente da República, que foi dirigente sindical no ABC paulista, berço do setor automotivo, e busca sempre prestigiar comunicados relevantes da indústria instalada no País.
LEIA MAIS
→Metalúrgicos aprovam proposta da Renault
O complexo paranaense da marca francesa emprega cerca de 5 mil funcionários (3.500 da produção e 1.500 administrativos) e opera em dois turnos de produção. Entre os modelos Kardian, Kwid, Duster, Oroch e Master, são cerca de 800 veículos fabricados diariamente.
A Renault enfrentou greve de 28 dias no primeiro semestre deste ano, garantindo o retorno após acordo com que contemplou, entre outros direitos, uma PLR, Participação nos Lucros e Resultados, de R$ 25 mil.
Informação oficial
No site oficial do Governo Federal, consta que o presidente Lula, durante o evento na fábrica da Renault, assinará ordem de início dos serviços para o lote 2A da BR-487/PR, conhecida como Estrada Boiadeira, um corredor destinado a unir Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com polos de serviços e agroindústrias do Paraná, até chegar ao Porto de Paranaguá.
O lote em questão totaliza 37,39 quilômetros, do Km 56,41 ao Km 93,80, e é o último que falta para o fechamento do percurso. O valor investido é de aproximadamente R$ 322 milhões.
Na parte da manhã, Lula participa da reabertura da Fafen (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná) e fará anúncio de investimentos na Refinaria Getúlio Vargas (Repar), em Araucária.
Após a visita na Renault, o presidente da República embarca para o Rio Grande do Sul, onde participa em São Leopoldo da inauguração de um Complexo Viário.
Na capital gaúcha, Lula vai inaugurar o Centro de Hematologia e Oncologia do Hospital Conceição e entregará moradias do Minha Casa, Minha Vida para pessoas que perderam suas residências nas fortes chuvas que atingiram o Estado recentemente.
Foto: Divulgação/Agência Brasil/Marcelo Camargo
- Fora do Top 5 do atacado, Creta é líder no varejo em 2024 - 19 de novembro de 2024
- Locadoras garantem alta no mercado automotivo em novembro - 18 de novembro de 2024
- Importações da China elevam déficit comercial das autopeças brasileiras - 18 de novembro de 2024