AStellantis renovou os modelos comerciais Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert. Veículos de faixa intermediaria do mercado de vans e furgões trazem a mesma base, mas agora “vestidos” com uma identidade de marca ressaltada na dianteira, não mais apenas o logotipo como o diferencial.
As ofertas seguem como ferramenta para a distribuição urbana de mercadorias, transporte de passageiros e ponto de partida para ampla variedade de transformações conforme necessidade do negócio do empreendedor.
As marcas colocam foco no crescimento dos serviços de entrega impulsionados pelo e-commerce. Segundo dados apresentados, as compras online aumentaram 150% nos últimos cinco anos, além de uma expansão de 400% das lojas virtuais. Somente no ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor faturou mais de R$ 185 bilhões, 9,5% superior ao exercício anterior.
Produzidos no Uruguai na fábrica da Nordex, da qual a Stellantis tem 49%, os modelos praticamente são únicos no mercado brasileiro, entre as opções maiores, acima de 3,5 toneladas, e os pequenos utilitários.
A faixa intermediária, conforme calcula Alexandre Aquino, vice-presidente da Fiat América do Sul, participa com 16% das vendas de vans e furgões, segmento que responde por 3% da indústria. No ano passado, a soma dos três utilitários alcançou perto de 7,3 mil unidades
“É um mercado que concorre tanto com os modelos maiores quanto com os menores. Daí o potencial de crescimento, que atrai o comprador de veículo comercial das duas pontas.”
Os modelos na versão Cargo têm espaço de 6,1 m³ e capacidade para 1.450 kg de carga líquida. As variantes envidraçadas, além das customizações, permitem configurações de 7+1, 8+1 e minibus 10+1 para aplicações no transporte de passageiros.
Construídos sobre a plataforma EMP2, os utilitários trazem motor 1.5 turbo diesel com 120 cv e 30,6 kgfm de torque. Pelo Inmetro, o consumo urbano é de 11,9 km/l que, segundo a Stellantis, um dos melhores da categoria. Em projeção após 100 mil km rodado, o usuário economizaria R$ 9 mil em relação à média do mercado.
Na linha 2025, Jumpy, Scudo e Expert ganharam direção elétrica, novo painel redesenhado, como também o volante multifuncional e os faróis. Somam 41,5 litros de porta-objetos, o que inclui um compartimento sob o banco. Em auxílio ao profissional, os modelos trazem sistema de conectividade UConnect, ferramenta que proporciona aprimorar a gestão do veículo ou mesmo da frota.
Fotos: Divulgação Stellantis
- Volvo leva a melhor no mercado de caminhões acima de 16 toneladas - 19 de novembro de 2024
- Sergomel coroa crescimento com estreia na Fenatran - 13 de novembro de 2024
- Cummins materializa o compromisso com a descarbonização - 11 de novembro de 2024