Apesar de ser uma diferença relativamente pequena, as vendas diretas este ano estão crescendo abaixo das realizadas no varejo. No primeiro caso a alta foi de 12,5%, de 536,4 mil para 604 mil unidades, e no segundo de 14,1%, de 613,7 mil para 700,4 mil.
São dados da Fenabrave referentes ao segmento de automóveis e comerciais no acumulado de janeiro a julho. No cômputo das duas categorias, a expansão ficou em 13,4%, de 1.150.126 para 1.304.263 veículos.
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Na última coletiva da Anfavea, o presidente Márcio de Lima Leite chegou inclusive a comentar sobre o maios movimento nas concessionárias em detrimento dos negócios no atacado. O comentário, no entanto, não se aplica às locadoras.
De acordo com levantamento da Abla, Associação Brasileira das Locadoras de Veículos, o setor comprou total de 315.781 unidades nos primeiros sete meses deste ano, expansão de 15,7% sobre as 272.805 adquiridas no mesmo período de 2023.
O índice é superior ao da média do mercado, de 13,4%, e também maior do que o de evolução das vendas diretas em geral (12,5%). Como, contudo, não são grandes diferenças, Paulo Miguel Jr, vice-presidente do Conselho Gestor da Abla, prefere falar em estabilidade do setor este ano:
“Estamos mantendo nossa participação nas vendas totais de veículos leves na faixa de 24%. Nossas compras estão próximas às eperadas para o período”.
Com relação ao ano, o executivo avalia que a estabilidade vai ser mantida. Ele diz que em função do expressivo crescimento das transações ligadas ao carro por assinatura no úlimos anos, o endividamento da pessoa física nesse caso deve gerar uma acomodação a partir de agora.
Em três anos, expansão de 76,5%
Sobre o carro por assinatura, a Abla divulgou levantamento na sexta-feira, 16, mostrando crescimento de 76,5% em três anos da frota das locadoras destinada a quem trabalha com aplicativos de transporte, tais como Uber e 99, já é de aproximadamente 300 mil automóveis.
O salto, em números absolutos, foi de 170 mil veículos locados nessa modalidade em meados de 2021 para mais de 300 mil agora, no início do segundo semestre de 2024.
Segundo a entidade, a frota total das locadoras no Brasil chegou a 1.570.820 automóveis e comerciais leves ao final de 2023. “Portanto, os mais de 300 mil carros locados para quem trabalha com aplicativos representam atualmente entre 18% e 20% de todos os carros das locadoras no País”, calcula o presidente da Abla, Marco Aurélio Nazaré.
Na sua avaliação, as estatísticas mostram as ventagens do aluguel em relação ao carro próprio para quem trabalha com aplicativos de transporte de passageiros. “Despesas para o licenciamento, emplacamento, IPVA, para busca e compra de peças e até com mecânicos ficam com a locadora”, explica o executivo.
Foto: Divulgação/Abla
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