Empresa

XBRI Pneus planeja investir R$ 1,5 bilhão em fábrica local

Há conversas para a compra de área em Camaçari, BA, e também contatos com os governos de SP, PR e RS

A XBRI Pneus, empresa 100% nacional que montou operações na Ásia para abastecer o mercado brasileiro, está revendo estratégia e promete investir R$ 1,5 bilhão em uma fábrica no País, que também atenderá os Estados Unidos.

Lembrando que a empresa foi fundada há 36 anos com produção 100% no exterior, em países como China, Tailândia, Vietnã, Turquia e Camboja, Samer Nasser, diretor de Relações Institucionais da marca, diz que os atuais custos tributários, de produção e de logística para exportação a partir das fábricas na Ásia já se assemelham aos custos de produção no Brasil.

MEIA MAIS

Trabalhadores se unem à Anip a favor de imposto de importação maior

“Por isso entendemos que chegou a hora de fazermos esse investimento”, explica o empresário, informando que a companhia já fez contatos com os governos do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo para discutir condições e oportunidades para a definição do local mais estratégico para a construção das instalações.

Ele revela também haver conversas para a aquisição de área no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia. A marca vendeu no ano passado mais de 3,5 milhões de unidades no Brasil, o equivalente a R$ 4,5 bilhões de faturamento.

Se o projeto atual for consolidado, a XBRI Pneus será a primeira indústria genuinamente brasileira de pneus radiais de carga e passeio com produção em larga escala, visto que as demais fabricantes instaladas no País têm sede no exterior.

Imposto de Importação

Apesar de todo o entusiasmo que demonstra pelo projeto, Nasser diz que sua execução depende de o Governo Federal não ceder às pressões para a elevação do Imposto de Importação de pneus, atualmente em discussão na Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a partir de pleito da Anip.

“A lógica é a seguinte: para que possamos nos instalar aqui, precisamos seguir formando mercado para nossos pneus, com rede de distribuição e comercialização. Para isso é fundamental que tenhamos produtos a preços competitivos para vender”, afirma o executivo, lembrando que pneus fabricados no exterior já sofrem com medidas antidumping contra fabricantes chineses.

A XBRI informa que seus produtos são homologados para serem usados por grandes montadoras, como Volkswagen e Stellantis, e em algumas das maiores frotas do Brasil, a exemplo de Raízen, Shell, JSL, Localiza e Unidas. Também são comercializados nas principais redes de varejo, como Magazine Luiza, Assaí, Havan e Rede Mateus.

“Consolidando-se como a primeira indústria genuinamente nacional de pneus, a XBRI Pneus reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico do Brasil e com a oferta de produtos de qualidade a preços competitivos. Nossa marca está pronta para enfrentar os desafios e continuar crescendo, beneficiando consumidores e impulsionando a economia”, conclui Nasser.


Foto: Divulgação/XBRI

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás