Há conversas para a compra de área em Camaçari, BA, e também contatos com os governos de SP, PR e RS
A XBRI Pneus, empresa 100% nacional que montou operações na Ásia para abastecer o mercado brasileiro, está revendo estratégia e promete investir R$ 1,5 bilhão em uma fábrica no País, que também atenderá os Estados Unidos.
Lembrando que a empresa foi fundada há 36 anos com produção 100% no exterior, em países como China, Tailândia, Vietnã, Turquia e Camboja, Samer Nasser, diretor de Relações Institucionais da marca, diz que os atuais custos tributários, de produção e de logística para exportação a partir das fábricas na Ásia já se assemelham aos custos de produção no Brasil.
MEIA MAIS
→Trabalhadores se unem à Anip a favor de imposto de importação maior
“Por isso entendemos que chegou a hora de fazermos esse investimento”, explica o empresário, informando que a companhia já fez contatos com os governos do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo para discutir condições e oportunidades para a definição do local mais estratégico para a construção das instalações.
Ele revela também haver conversas para a aquisição de área no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia. A marca vendeu no ano passado mais de 3,5 milhões de unidades no Brasil, o equivalente a R$ 4,5 bilhões de faturamento.
Se o projeto atual for consolidado, a XBRI Pneus será a primeira indústria genuinamente brasileira de pneus radiais de carga e passeio com produção em larga escala, visto que as demais fabricantes instaladas no País têm sede no exterior.
Imposto de Importação
Apesar de todo o entusiasmo que demonstra pelo projeto, Nasser diz que sua execução depende de o Governo Federal não ceder às pressões para a elevação do Imposto de Importação de pneus, atualmente em discussão na Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a partir de pleito da Anip.
“A lógica é a seguinte: para que possamos nos instalar aqui, precisamos seguir formando mercado para nossos pneus, com rede de distribuição e comercialização. Para isso é fundamental que tenhamos produtos a preços competitivos para vender”, afirma o executivo, lembrando que pneus fabricados no exterior já sofrem com medidas antidumping contra fabricantes chineses.
A XBRI informa que seus produtos são homologados para serem usados por grandes montadoras, como Volkswagen e Stellantis, e em algumas das maiores frotas do Brasil, a exemplo de Raízen, Shell, JSL, Localiza e Unidas. Também são comercializados nas principais redes de varejo, como Magazine Luiza, Assaí, Havan e Rede Mateus.
“Consolidando-se como a primeira indústria genuinamente nacional de pneus, a XBRI Pneus reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico do Brasil e com a oferta de produtos de qualidade a preços competitivos. Nossa marca está pronta para enfrentar os desafios e continuar crescendo, beneficiando consumidores e impulsionando a economia”, conclui Nasser.
Foto: Divulgação/XBRI
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027