Com proposta de ser alternativa em relação a articulados, modelo nasceu com carteira de 100 encomendas
Lançado oficialmente em maio passado, o Volksbus 22.260 S começa a ganhar as ruas do País. Na ocasião, a Volkswagen Caminhões e Ônibus revelava que a nascia com ao menos 100 encomendas. Quatro meses depois, metade do volume já chegou à Goiânia (GO): 25 unidades para a operação da HP Transportes e outras 25 para a Rápido Araguaia. Mas o modelo também já circula em Joinville (SC), integrante das frotas da Gidion Transportes e da Transtusa.
O chassi, denominado pela fabricante como superônibus, entrega a maior capacidade técnica para as aplicações urbanas em carrocerias de 15 metros. Em termos práticos, pode levar até 115 passageiros, quase o mesmo que um modelo articulado convencional.
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Nos argumentos da VWCO, significa potencial de obter mais rentabilidade e menor custo operacional, afinal, tira da conta manutenção dos componentes da articulação. O chassi é derivado de produto anterior semelhante, o 22.280, evoluído com a entrada em vigor do Proconve P8.
O projeto adotou um terceiro eixo na dianteira e, assim, permitir alcançar capacidade de carga de 22 toneladas. O trem de força reúne motor MAN D08 de 260 cv e 950 Nm (97 kgfm) de torque entre 1.000 e 1.800 rpm e caixa de câmbio manual de seis marchas. Segundo a marca, o veículo proporciona até 8% de economia de combustível em relação à versão anterior.
O 22.260 S ainda é dotado suspensão pneumática, volante multifuncional com ajuste na coluna, controles eletrônicos de tração e estabilidade, auxílio de partida em rampa e quadro de instrumentos com mais de 70 funcionalidades, desde as entregas de informações de consumo às de eventuais falhas.
Foto: Divulgação VWCO
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