Indústria

Construção de fábricas de baterias da VW dependerá da demanda por elétricos

De seis unidades previstas até 2030, apenas três estão em construção

AVolkswagen esta rearranjando seus planos para constituir uma rede de fábricas de células de bateria na Europa e na América do Norte. O motivo está nos atuais balanços de vendas globais de carros elétricos de quase todas as montadoras e também nas projeções de como elas seguirão nos anos próximos.

Presidente por sete anos da operação brasileira e agora diretor global de tecnologia do grupo, Thomas Schmall, em entrevista ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung, afirma que o cronograma e a expansão da estrutura industrial de baterias da empresa dependerá do desenvolvimento da demanda.

Inicialmente, a VW pretendia dispor, até 2030 e sob o comando da divisão PowerCo, de seis fábricas de células de bateria e capacidade de produção anual de 240 gigawatts-hora. Por enquanto, do plano revelado em 2021, estão saindo do papel, em ritmo nem tão acelerado assim, duas fábricas na Europa e uma na América do Norte.

A primeira, localizada em Salzgitter, na Alemanha, deve entrar em operação em 2025. Um ano depois, projeta a montadora, será iniciada a produção em Valência, na Espanha. As obras da terceira unidade em Ontário, no Canadá, estão apenas no começo.

LEIA MAIS

→  VW confirma aporte de R$ 13 bilhões em São Paulo

→ VW questiona cotas de isenção de taxa de importação de eletrificados

Na entrevista ao jornal alemão, Schmall calculou que as três plantas deverão produzir até 170 gigawatts-hora  que, ao realocar capacidades, a empresa precisará de menos fábricas e que Valência e Ontário poderão ser ampliadas com alguma facilidade, caso necessário.

O executivo não detalhou, porém se a PowerCo produzirá células LFP, de  fosfato de ferro-lítio, na Alemanha. De menor custo do que as NMC, de níquel manganês cobalto, as LFP são fundamentais para que carros elétricos produzidos na Europa tenham competitividade diante dos concorrentes chineses e que já adotam a tecnologia.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

GM abre PDV em SJC atendendo pedido dos trabalhadores

É o que informa o presidente do sindicato, Valmir Mariano. Entre os benefícios, um Onix…

% dias atrás

Randon entrega semirreboque eletrificado nos EUA

Transporte de carga

% dias atrás

GWM promete pagar 100% da tabela Fipe na troca de um usado

Promoção vai até domingo e vale para modelos produzidos a partir de 2021

% dias atrás

Montadoras intensificam campanha por revisão de regras de emissões na Europa

Movimento tem a dissidência da Stellantis, que diz que se preparou para a nova etapa

% dias atrás

Camex eleva apenas o Imposto de Importação de pneus de passeio

Nesse caso, para 25% por um ano. O de carga se mantém em 16% e…

% dias atrás

Iveco Group investe na flexibilidade energética

FPT leva para a IAA Transportation 2024 motores multicombustíveis de baixa ou zero emissão

% dias atrás