Fabricante avalia que o mercado está aquecido e só não registra ritmo maior devido à baixa demanda pelos modelos do Caminho da Escola
A Marcopolo fechou balanço de sua participação na LatBus 2024 com as vendas fechadas de 472 ônibus das marcas Marcopolo e Volares. Foram negociados 194 rodoviários, dos quais 106 da Geração 8 e 88 do Viaggio 1050, além de 278 unidades de modelos da Volare, sendo 149 do novo Fly 12, 35 dos novos Attack 8 Robust e Attack 10 e outros 94 micro-ônibus do atual portfólio.
LEIA MAIS
→Marcopolo inova com micro-ônibus Volare híbrido a etanol
“O desempenho de vendas na Lat.Bus foi acima das nossas expectativas, sobretudo dos modelos recém-lançados. Além disso, o nosso inédito Volare Attack 9 elétrico híbrido a etanol e o Attivi Integral despertaram grande interesse do mercado”, resume Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.
Para a fabricante, os negócios na feira também apontam o bom momento do segmento de ônibus e justifica com números consolidados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus, a Fabus.
Nos primeiros sete meses de 2024, a produção de ônibus cresceu perto 10% em comparação com o mesmo período do ano passado ao registrar 12,8 mil unidades. Somente em julho, quando registrou pouco mais de 2 mil ônibus produzidos, o aumento foi de 43,9% em relação a julho de 2023.
“O mercado de ônibus está mais aquecido do que no ano passado, em quase todos os segmentos. Apenas no escolar é que a demanda está abaixo da esperada. Se os pedidos do programa Caminho da Escola estivessem acontecendo em um ritmo maior, a produção brasileira superaria as 24 mil unidades neste ano”, avalia Ricardo Portolan,
Foto: Divulgação Marcopolo
Objetivo é fazer frente à investida dos carros eletrificados chineses. Mitsubishi também pode participar.
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…