Depois de dois anos e meio dispondo no Brasil de somente veículos leves e pesados elétricos, a JAC Motors Brasil deu um passo atrás. Com média de vendas mensais limitada a pouco mais de uma centena de automóveis, comerciais leves e caminhões movidos exclusivamente a bateria, a marca se rendeu à realidade do mercado e está retomando a oferta de modelos a combustão.

O segmento escolhido para essa revisão da estratégia da empresa de aposentar veículos a combustíveis fósseis foi exatamente um dos que mais cresceram em anos recentes: picapes antes conhecidas como grandes e agora rebatizadas como médias. Na verdade, aquelas capazes de carregar algo no entorno de 1 tonelada de carga.

Seja pela vendas limitadas dos elétricos seja pelo crescimento vigoroso do segmento, com a chegada de várias produtos de várias marcas e a promessa de outro tanto nos próximos meses, o fato é que desde a semana passada a rede de cerca de 120 revendas da JAC iniciou a pré-venda da Hunter por R$ 289,9 mil.

Para entrega a partir de outubro, a picape, importada da China, é oferecida em versão única batizada de Heavy Duty e tem motor 2 litros turbodiesel que desenvolve 191 cv de potência e 459 Nm de torque. A transmissão é automática de 8 velocidades marchas e a tração, 4×4.

Com 5,33 m de comprimento e entre-eixos de 3,11 m, médias semelhantes a das concorrentes diretas como Chevrolet S10, For Ranger e Toyota Hiluxm, a Hunter pode carregar até 1.400 kg, a maior capacidade do segmento.

JAC Hunter

O desenho da dianteira guarda alguma semelhança com modelos da RAM. A grade, em plástico preto, sugere um veículo mais robusto, assim como estribos e para-choques pretos. Os farois são em Led.

Por dentro, destaque para o quadro de instrumentos digital, multimídia de 13 polegadas vertical, revestimento em couro nas portas, em detalhes do painel e nos bancos, que têm ajuste elétrico, além do teto solar.

A JAC admite que a Heavy Duty é apenas o primeiro passo da Hunter no Brasil. Um versão mais barata, com transmissão manual e o mesmo motor turbodiesel, deve chegar ao País até o fim do ano, junto com uma versão elétrica.

Vendas e participação residuais

A Hunter não é a primeira experiência da JAC com picapes no Brasil. A empresa vende a elétrica iEV 330P no País há mais de três anos. Capaz de carregar 800 kg de carga e com autonomia estimada em 320 km pela fabricante, o comercial leve teve somente 33 unidades negociadas do fim de 2020 até julho passado, segundo levantamento da Abeifa.

Vendas residuais como as da iEV 330P, porém, não são exclusividade da picape. Considerando também os automóveis e até caminhões leves, a JAC negociou menos de 3 mil veículos elétricos no Brasil desde 2019.

O mais bem-sucedido comercialmente até agora é o EJ-S1, que acumulou quase 2 mil licenciamentos desde que chegou ao mercado, em 2020. Nos primeiros sete meses de 2024, foram entregues aos consumidores 828 unidades do compacto ou 90% das 927 vendidas pela marca no período, que negocia outros seis modelos elétricos — sete agora com a Hunter.


Foto: Divulgação

George Guimarães
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