Indústria

Com plano de assinatura, Altair quer ampliar universo de clientes no Brasil

Fornecedora de softwares e tecnologias computacionais, como IA, tem 40% de seu faturamento global no segmento automotivo

Fornecedora global para diversas empresas do setor automotivo, segmento que representa  cerca de 40% de seu faturamento mundial da ordem de US$ 600 milhões, a norte-americana Altair, cotada em bolsa  em US$ 8 bilhões, está intensificando esforços  para expandir sua base de clientes no Brasil e região.

Com presença maciça em montadoras e outras grandes empresas, ela vê também aplicação da mais de uma centena de softwares próprios e outras dezenas de desenvolvedores parceiros em empreendimentos menores — pequenos e médios — graças ao seu sistema de assinatura de plataforma de produtos.

“Por um mesmo valor, o cliente tem à disposição produtos para uma grande variedade de aplicações e áreas”, reforça Valdir Cardoso, presidente da operação brasileira de fornecedora de tecnologias computacionais fundada em 1985 em Michigan, nos Estados Unidos, justamente no seio da indústria automobilística local e por profissionais que já atuavam ou prestavam serviços para as montadoras.

O modelo de negócio por assinatura já conquistou boa parte dos cerca de 16 mil clientes em todo o mundo de segmentos que vão, além do automotivo, também a indústria aeronáutica, empresas de tecnologia, farmacêuticas, químicas, equipamentos pesados e até financeiras.

São atendidas em diversos campos como inteligência computacional, softwares e nuvem em design e simulação, computação de alto desempenho e análise de dados, dentre outros.

A empresa identifica no Brasil campo fértil para alargar sua carteira de clientes com implementação, em várias áreas de uma mesma empresa, de ciência de dados e IA a partir desse portfólio.

“A aplicação da ciência de dados, Inteligência Artificial e computação de alta performance já está algumas das grandes empresas do País e, agora, nossa meta é expandir a base de clientes, buscando empresas menores. Temos soluções que permitem da redução de tempo e custo de desenvolvimento de produtos até fraudes em transações financeiras”, diz o presidente da Altair Brasil.

As tecnologias de Gêmeos Digitais e simulações virtuais têm aplicações particularmente interessantes no segmento automotivo: “Fazendo os testes no campo virtual, temos economia de material, evitando gastos com protótipos físicos. O teste físico ainda existe, e pode ser usado apenas na última etapa do desenvolvimento”.

LEIA MAIS

→ Mercedes-Benz dá mais um passo na era conectada com nova fábrica de ônibus

→ Futuro da Volkswagen está em elétricos, autônomos e softwares

→ Ford prevê exportar R$ 500 milhões em serviços de engenharia

Uma parcela das vantagens práticas desse universo de recursos será exibida a potenciais clientes em 3 de setembro, em São Paulo, na terceira edição do ATC, Altair Technology Conference Brazil. No encontro, painéis, palestras  e workshops abordarão e discutiram ferramentas e evoluções em Simulação (Engenharia), Análise de Dados e Manufatura (Processos de Fundição).

Serão apresentados, além disso, trabalhos de sucesso desenvolvidos em empresas como General Motors, Ford, Iveco, CNH, Embraer, Marcopolo e no  CTR , Centro Tecnológico Randon.

“Para que as empresas evoluam, se tornem mais eficientes, é preciso que o conhecimento e as boas práticas sejam compartilhados. Esse é o objetivo da ATC Brazil 2024, onde diferentes empresas, líderes em seus segmentos, vão demonstrar como estão utilizando as tecnologias Altair para inovar seus produtos e serviços.”


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Nissan e Honda confirmam negociações para fusão

Objetivo é fazer frente à investida dos carros eletrificados chineses. Mitsubishi também pode participar.

% dias atrás

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás