A rede de concessionárias da Audi começou a receber encomendas para o Q6 e-tron, modelo elétrico da linha ainda inédito no portfólio da marca por aqui. Chega nas versões Performance quattro e Performance Black quattro com preços a partir de R$ 529.990 na modalidade venda direta.
Para a Audi, o SUV é uma peça importante no projeto de eletrificação da marca. Além de surgiu com identidade visual atualizada, o modelo nasceu sobre a Plataforma Elétrica Premium (PPE), desenvolvimento compartilhado com a Porsche com promessa de redução de custo, mais eficiência e aprimoramentos em desempenho.
Projetada para veículos elétricos, a PPE foi desenvolvida com rede 800 Volts em vista a entregar autonomia e rapidez de recargas. Também oferece flexibilidade para a indústria, por permitir diferente tamanho de distância entre-eixos e de baterias, atributo estratégico para um projeto de eletrificação em diversos segmentos, de sedãs a station wagon.
LEIA MAIS
→Audi apresenta nova versão topo do Q3 para “chamar” clientes
→Audi já vende novos A4 e A5 com tração quattro
Em ambas as versões, o Q6 e-tron tem conjunto um de baterias de íon lítio com capacidade de 100 kWh, o que gera potência combinada de 387 cv e 535 Nm (54,5 kgfm). De acordo com os dados da marca, o SUV é capaz de fazer de 0 a 100 km em 5,9 segundos e acelerar até 210 km/h (máxima limitada eletronicamente). Pelo ciclo do Inmetro, a autonomia é de 411 quilômetros.
Segundo Daniel Rojas, presidente e CEO da Audi do Brasil o modelo represente novo capítulo na trajetória de eletrificação da marca. “O Q6 e-tron é o nosso porta-bandeiras de uma fila de modelos que serão apresentados nos próximos anos e que colocam as tecnologias elétricas em outro patamar em termos de construção, desempenho, ergonomia, design e capacidade da bateria.”
A Audi diz que o veículo de dentro para fora e que, por isso, traz novo conceito de cabine, priorizando bem-estar, tecnologia e funcionalidade. A marca destaca o conjunto de controles integrado na maçaneta da porta ao lado do motorista, com acesso a configurações de espelhos, funções de assento e porta e configurações de luz e visibilidade. O interior ainda abriga diversos nichos e oferece espaço generoso aos ocupantes. O porta-malas tem capacidade para 526 litros sem que os bancos estejam rebatidos.
Tela panorâmica curva com tecnologia OLED domina o painel. Por lá, há telas para o motorista com dados de funcionamento do carro e central multimídia de 11,9 polegadas e outra de 14,5. Uma terceira, de 10,9 polegadas entretém apenas o passageiro. O condutor ainda se beneficia de head-up display com realidade aumentada e informações como velocidade, sinais de trânsito e ícones de assistência e navegação. O sistema de som é da Bang & Olufesen com 705 watts e 16 alto-falantes.
Foto: Divulgação Audi