O segmento de utilitários esportivos, o “filé mignon” do mercado brasileiro, encerrou os oito primeiros meses de 2024 com 575 mil licenciamentos. O crescimento da ordem de 18% frente a igual período de 2023 é 50% maior do que o avanço de todos os automóveis de passeio, que registraram elevação de 12,6% na mesma comparação.

Com esse desempenho, os chamados SUVs, como são conhecidos pela sigla em inglês, estabeleceram sua maior participação da história nos licenciamentos de automóveis: nada menos do que 48%, segundo a Fenabrave. Na prática, de cada dois carros de passeio vendido no País de janeiro a agosto, um foi utilitário esportivo.

Desde que o segmento ganhou fôlego com a oferta mais ampla de modelos nacionais, em meados da última década, a participação do segmento cresceu quase aos pulos. Se há exatos dez anos, representava apenas 10,8% dos licenciamentos de automóveis, apenas três depois já respondia por 22%.

 

Em 2019, último ano pré-pandemia, a fatia dos SUVs já esbarrava nos 27%. Bateu em quase 33% em 2020 para  registrar o maior salto no intervalo de apenas um ano e chegar a 43% em 2021.  No ano retrasado, alcançou  a participação chegou a 44% e em 2023, 45,5%.

Mesmo considerados os licenciamentos de comerciais leves, a fatia dos utilitários esportivos é igualmente destacada e recorde para os primeiros oito meses de 2024:  38% dos mais de 1,52 milhão de veículos negociados — dois pontos porcentuais a mais do que no encerramento de 2023 ou quatro pontos acima de 2022.

Depois de meia década com a Jeep da liderança, em 2023 a Volkswagen conquistou pela primeira vez a condição de marca mais consumida de SUVs, com o trio T-Cross, Nivus e Taos respondendo por 18% das vendas do segmento, contra 16,1% da concorrente.

Esse mesmo time reforçado com o mexicano Tiguan tem assegurado fatia um pouco menor em 2024, 16,6%, mas suficiente para a VW sustentar a primeira colocação novamente e com vantagem até mais ampla para a Jeep, que respondeu por 13,3% dos licenciamentos de SUVs nos primeiros oito meses.

Também no ano passado a Volkswagen comemorou o T-Cross como SUV mais vendido do País pela primeira vez.  O bicampeonato em 2024 é provável. Até agosto, o modelo aparece à frente com 46,8 mil unidades negociadas. No encalço tem o Hyundai Creta, 43,8 mil licenciamentos, e o Chevrolet Tracker, 41,7 mil.

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Os três são considerados compactos, subsegmento que domina as vendas de SUV no Brasil e que tem ainda Nissan Kicks, VW Nivus, Jeep Renegade e Fiat Fastback compondo os sete utilitários mais vendidos no ano.

O SUV médio mais negociado aparece somente na oitava colocação: o Jeep Compass teve 31,5 mil unidades entregues de janeiro a agosto, diferençã de poucos unidades para os concorrentes diretos Honda HR-V (31,1 mil) e Toyota Corolla Cross (31 mil).


Foto: Divulgação

George Guimarães
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