Com vendas e produção em alta, as montadoras instaladas no País seguem ampliando o nível de emprego em suas fábricas. Só neste ano foram abertas 5,9 mil vagas, com o efetivo passando de 98,9 mil trabalhadores em dezembro para 105,8 em agosto. Com relação a julho, houve 1,2 mil contratações.
A produção de agosto, de 259,6 mil veículos, foi a maior desde outubro de 2019. No acumulado do ano a expansão é de 6,6%, com total de 1.644.215 unidades fabricadas no Brasil.
Em entrevista concedida na quinta-feira, 5, sobre novos investimentos na Argentina, o presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappelano, foi questionado sobre eventual ociosidade na indústria.
LEIA MAIS
→Anfavea alerta para estoque recorde de carros chineses no Brasil
Ele garantiu que na média a ocupação nas fábricas do grupo está em 85%, índice ainda maior em algumas, caso da localizada em Betim, MG, que produz modelos Fiat e opera em três turnos, a todo o vapor.
Ele lembrou que a fábrica mineira bateu recorde de produção em agosto, com 45,6 mil veículos, assim como a Stellantis na região, com total de 88,7 mil carros e comerciais leves fabricados no mês. Ele também informou que a empresa segue buscando novos fornecedores para o seu Polo Automotivo de Goiana, PE, onde são produzidos modelos da Jeep, e as picapes Fiat Toro e Ram Rampage
Entre as montadoras que estão anunciando contratação, tem a General Motors, que vai abrir 200 vagas temporárias em São José dos Campos, no interior paulista, para ampliar a oferta da Chevrolet S10.
Ao anunciar investimento de R$ 5,5 bilhões no Estado de São Paulo também nesta semana, o presidente da GM para a América do Sul, Santiago Chamorro, também falou na crença da empresa no Brasil. A montadora vai produzir aqui dois modelos híbrido flex, agregando os benefícios do uso de biocombustível e da eletrificação.
“Vamos iniciar a produção local com dois modelos híbridos leves, que vão permitir o acesso a essa nova tecnologia a uma maior número potencial de consumidores”, destacou Chamorro
Apesar das boas notícias deste ano, a Anfavea segue insistindo na necessidade de retomada imediata do Imposto de Importação de 35% para os modelos eletrificados. A princípio, essa alíquota será retomada só em julho de 2026.
Com relação ao nível de emprego, o maior número de vagas na indústria automotiva brasileira desta dećada tinha sido em abril de 2021, quando o efetivo chegou a 104,7 mil trabalhadores.
Foto: Divulgação/VW
- Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina - 1 de novembro de 2024
- Toyota nacionalizará motor dos híbridos flex e montará baterias no Brasil - 31 de outubro de 2024
- Toyota inicia construção de nova fábrica em Sorocaba - 31 de outubro de 2024