Com vendas e produção em alta, as montadoras instaladas no País seguem ampliando o nível de emprego em suas fábricas. Só neste ano foram abertas 5,9 mil vagas, com o efetivo passando de 98,9 mil trabalhadores em dezembro para 105,8 em agosto. Com relação a julho, houve 1,2 mil contratações.

A produção de agosto, de 259,6 mil veículos, foi a maior desde outubro de 2019. No acumulado do ano a expansão é de 6,6%, com total de 1.644.215 unidades fabricadas no Brasil.

Em entrevista concedida na quinta-feira, 5, sobre novos investimentos na Argentina, o presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappelano, foi questionado sobre eventual ociosidade na indústria.

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Ele garantiu que na média a ocupação nas fábricas do grupo está em 85%, índice ainda maior em algumas, caso da localizada em Betim, MG, que produz modelos Fiat e opera em três turnos, a todo o vapor.

Ele lembrou que a fábrica mineira bateu recorde de produção em agosto, com 45,6 mil veículos, assim como  a Stellantis na região, com total de 88,7 mil carros e comerciais leves fabricados no mês. Ele também informou que a empresa segue buscando novos fornecedores para o seu Polo Automotivo de Goiana, PE, onde são produzidos modelos da Jeep, e as picapes Fiat Toro e Ram Rampage

Entre as montadoras que estão anunciando contratação, tem a General Motors, que vai abrir 200 vagas temporárias em São José dos Campos, no interior paulista, para ampliar a oferta da Chevrolet S10.

Ao anunciar investimento de R$ 5,5 bilhões no Estado de São Paulo também nesta semana, o presidente da GM para a América do Sul, Santiago Chamorro, também falou na crença da empresa no Brasil. A montadora vai produzir aqui dois modelos híbrido flex, agregando os benefícios do uso de biocombustível e da eletrificação.

“Vamos iniciar a produção local com dois modelos híbridos leves, que vão permitir o acesso a essa nova tecnologia a uma maior número potencial de consumidores”, destacou Chamorro

Apesar das boas notícias deste ano, a Anfavea segue insistindo na necessidade de retomada imediata do Imposto de Importação de 35% para os modelos eletrificados. A  princípio, essa alíquota será retomada só em julho de 2026.

Com relação ao nível de emprego, o maior número de vagas na indústria automotiva brasileira desta dećada tinha sido em abril de 2021, quando o efetivo chegou a 104,7 mil trabalhadores.


Foto: Divulgação/VW

Alzira Rodrigues
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