Indústria

Indústria de motos bate recorde no ano, mas estiagem preocupa

Fabricantes de Manaus estão antecipando estoques e adotando alternativas logísticas para o transporte de produtos

A indústria de motocicletas comemora recorde de vendas no ano, registrando o melhor agosto de sua história desde 2012. Sairam das linhas de montagem instaladas no Polo Industrial de Manaus, PIM, 163.960 unidades no mês passado, expansão de 11,4% sobre julho e volume bem próximo ao de agosto de 2023.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 10, pela Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares. A produção nos primeiros oito meses do ano atingiu 1.179.161 motocicletas, alta de 12,1% em relação a idêntico período de 2023 e também melhor resultado alcançado em 12 anos.

LEIA MAIS

Segmento de motos cresce 4,5% em agosto

Apesar dos números positivos, o presidente da Abraciclo, Marcos Brito, diz que o cenário exige atenção no que diz respeito à estiagem: “As associadas tomaram medidas preventivas para garantir o abastecimento das linhas de produção”.

A entidade destaca que por enquanto as operações estão normais, mas buscando antecipar impactos futuros da estiagem as fabricantes instaladas em Manaus criaram um plano de contingência baseado em dois pontos principais: a antecipação de estoques, para garantir o abastecimento das linhas de produção, e a adoção de alternativas logísticas para o transporte de produtos.

Cada associada elaborou seu plano, de acordo com sua realidade, para atender as demandas do mercado. Dentre as medidas já em curso, estão o uso de rotas alternativas, tanto para o recebimento de peças e componentes como para o transporte de produtos.

Importante lembrar que os governos federal e estadual estão implementando diversas ações para ajudar as empresas instaladas na ZFM (Zona Franca de Manaus).

“No início de agosto, por exemplo, a Receita Federal autorizou a movimentação de mercadorias em um porto flutuante provisório instalado no rio Amazonas, no município de Itacoatiara, durante o período severo da vazante nos rios da região. Essa autorização permitirá, além do transbordo, a baldeação, um procedimento que possibilitará a troca de cargas de navios para as balsas, o que garantirá a continuidade das operações de logística”, informa a Abraciclo.

A dragagem dos rios também é uma medida anunciada pelo governo federal e aguardada para os próximos dias. Nesse contexto, é importante lembrar a questão da BR-319. A região amazônica carece de outra modalidade logística, que não dependa da pluvial. Essa rodovia é fundamental para as empresas do Polo Industrial de Manaus – PIM escoarem sua produção.

Emplacamentos

Em agosto, os emplacamentos totalizaram 163.929 unidades, alta de 4,5% em relação a julho e 14,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo a Abraciclo, esse é o melhor resultado para o mês nos últimos 13 anos.

A categoria mais emplacada foi a Street, com 50,1% de participação no mercado. Em segundo lugar ficou a Trail (18,8%), seguida pela Motoneta (14,2%).


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás