Caminhões recebem avanços tecnológico recentemente introduzidos no mercado europeu
A Volvo atualiza a linha 2025 dos caminhões FH com pacote de evoluções tecnológicas em vista a proporcionar mais economia e segurança, como também conforto ao motorista. Os avanços chegam na oferta para a região da América Latina, pouco meses depois de serem introduzido no mercado europeu.
A partir de agora o transportador verá diferenças no I-See, sistema baseado na conectividade e georreferenciamento que “enxerga” a topografia da rota à frente, o que permite à inteligência do caminhão se antecipar a eventuais trocas de marchas pelas mais adequadas ao trecho. Com as melhorias, o recurso também passou a entender curvas e rotatórias.
LEIA MAIS
→Volvo prepara lançamento de caminhão elétrico com autonomia de 600 km
→Volvo FH 540 segue a passos largos para mais um ano de liderança nas vendas
Como opcional, a linha 2025 do FH pode ser equipado com retrovisores por câmeras. O item, além de reduzir a resistência ao ar, influenciando no consumo, tem lentes que se movimentam para ampliar o ângulo de visão em torno do caminhão. As imagens, por sua vez, são reproduzidas em monitores de alta resolução dentro da cabine. O uso de luz infravermelha ainda melhora de maneira significativa a visibilidade noturna.
Outros novos itens que contribuem com a segurança é a introdução de leitor de placas de trânsito e o aprimoramento da frenagem de emergência. A primeira novidade, inédita no mercado de pesados por aqui, usa a inteligência artificial para identificar e alertar pelo painel sinalizações como limites de velocidade, obras e restrições de altura.
Já o segundo recurso, além de reagir com mais rapidez para evitar acidentes, também ganhou avanços nos sensores e radares laterais, reduzindo risco de colisões com pedestres e ciclistas.
Melhorias de providenciam mais rentabilidade e conforto ficam por conta da introdução de sistema de monitoramento de pneus, que pode ser acompanhado de maneira remota pelo gestor, e de uma nova base do banco do motorista, que garante ajustes mais precisos. Por fim, a Volvo também promoveu uma renovação estética, em especial pela adoção da logomarca maior no painel dianteiro.
Foto: Divulgação Volvo
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.