Indústria

Primeira RAM elétrica começa a ser produzida até o fim do ano

Stellantis investirá US$ 406 milhões para fabricar a picape e componentes em plantas dos Estados Unidos

Ainda distante de disputar com protagonismo as vendas de elétricos nos Estados Unidos, a Stellantis deu passo importante nesta quarta-feira, 11, para começar a reverter essa situação.

A montadora anunciou que vai dedicar US$ 406 milhões para concluir a reestruturação de três fábricas localizadas no estado de Michigan para produção de veículos elétricos e seus componentes.

Caberá à unidade de Sterling Heights o título de primeira planta da empresa no país a fabricar um veículo totalmente elétrico. Para isso, receberá a maior parte dos recursos, US$ 235,5 milhões.

A planta, que seguirá montando na mesma linha modelos a combustão simultaneamente, foi dotada de novas esteiras, automação para processos específicos de veículos elétricos, além de ter estações de trabalho na área de montagem reorganizadas e reformuladas.

De lá sairão a Ram 1500 REV a partir do fim deste ano, picape já conhecida desde o ano passado, quando foi apresentada no Salão do Automóvel de Nova York, e a nova a nova Ram 1500 Ramcharger 2025, com maior autonomia.

Segundo a montadora, a 1500 REV pode alcançar até 560 km de autonomia com o pacote de baterias de 168 kWh ou  até 800 km com o conjunto opcional de 229 kWh.

A planta, que seguirá montando na mesma linha modelos a combustão simultaneamente, foi dotada de novas esteiras, automação para processos específicos de veículos elétricos, além de ter estações de trabalho na área de montagem reorganizadas e reformuladas.

LEIA MAIS

“Estão chegando”, diz presidente da Stellantis sobre híbridos flex já em produção no Brasil

→ Stellantis trará para o Brasil elétricos da Leapmotor no último trimestre

Já a unidade de Warren será beneficiada com U$S 97,6 milhões para abrigar a produção do Jeep Wagoneer a bateria, um dos quatro  elétricos da marca que serão lançados globalmente antes do encerramento de 2025. Ele será montado também na mesma linha de produção das versões a combustão do Wagonner e também do Grand Wagoneer.

A fábrica de Dundee será reestruturada para montar, soldar e testar bandejas de bateria para a arquitetura STLA Frame e para produzir peças estruturais dianteiras e traseiras da arquitetura STLA Large. A produção começará em 2024 e 2026, respectivamente, após investimento de US$ 73 milhões.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás