A Scania aproveita a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2024), evento organizado pela Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), em Belo Horizonte (MG), para ampliar o portfólio de caminhões fora de estrada com o 560 G 10×4 XT Heavy Tipper Super, juntando-se às opções 8×4 e ao 660 cv V8 10×4.

O modelo chega com alternativa aos convencionais equipamentos da linha amarela, porém com promessa de entregar mais produtividade, em função de poder operar com velocidade média maior, além de economia superior de combustível na faixa de peso bruto total (PBT) de 71 toneladas e capacidade máxima de tração de 210 toneladas. A Scania garante ser um produto capaz de proporcionar o menor custo por tonelada transportada.

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Para as operações severas da mineração, o novo caminhão traz o motor de 13 litros da marca com 560 cv e torque de 2.800 Nm (285,5 kgfm). Incorpora dois freios auxiliares, de descompressão e hidráulico, que juntos geram 1.153 cv de potência de frenagem. Uma das boas novidades para o gestor é o aumento de intervalo de troca de óleo de 500 horas para 750 horas, o que se traduz em 50% a mais de disponibilidade.

A fabricante lembra também da vantagem de intercambiamento de peças com a versão 8×4, além da possibilidade de ser configurado com sistema de operação remota para tarefas em áreas de risco e de descomissionamento de barragens. Na companhia da novidade, a Scania também começa a oferecer airbag de cortina lateral como item de série nos caminhões fora de estrada.


Foto: Divulgação Sacnia

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